Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTUDO COM ALUNOS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO D’ALIANÇA – GO

Palavra-chaves: AULAS NÃO PRESENCIAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, MÍDIAS SOCIAIS, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80422
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1292
    "inscrito_id" => 6173
    "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTUDO COM ALUNOS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO D’ALIANÇA – GO"
    "resumo" => "O TEMA DESTE ARTIGO FOI FUNDAMENTADO NA PESQUISA QUE INVESTIGOU SOBRE A PERSPECTIVA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO D’ALIANÇA, EM GOIÁS, BRASIL, NO ANO DE 2021. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI ANALISAR A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS COMO ESTÃO PERCEBENDO A EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS E AUXÍLIO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: APRESENTAR COMO ESTÃO OCORRENDO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM AUXÍLIO DAS MÍDIAS SOCIAIS; IDENTIFICAR EM QUE CONDIÇÕES AS AULAS NÃO PRESENCIAIS POSSIBILITAM A OCORRÊNCIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM COM ALUNOS; DESCREVER AS MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE DE AULAS NÃO PRESENCIAIS. A METODOLOGIA DE PESQUISA FOI CONSTRUÍDA SOBRE A PERSPECTIVA DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E DESCRITIVA, COM ANÁLISE DO CONTEÚDO DAS RESPOSTAS DADAS PELOS ENTREVISTADOS, SENDO ALUNOS DA 1ª, 2ª E 3ª SÉRIES DO COLÉGIO ESTADUAL FREDERICO BERNARDES RABELO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM FOI CONSIDERADO BOM PELOS ALUNOS, MAS IMPORTA DESTACAR QUE O PERCENTUAL DA QUESTÃO QUE INDAGOU SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM APRESENTOU PERCENTUAL ALTO NO ITEM “RUIM”. ISSO MOSTRA DETERMINADA DISCREPÂNCIA. AS CONCLUSÕES FORAM QUE, EMBORA O PROCESSO TENHA SIDO CONSIDERADO “BOM” PELOS ALUNOS NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS, AINDA SÃO NECESSÁRIAS MUDANÇAS E MELHORIAS QUE DEPENDEM DA IDENTIFICAÇÃO PONTUAL DE CADA PROBLEMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "AULAS NÃO PRESENCIAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, MÍDIAS SOCIAIS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA119_ID6585_19072021185325.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELEN RENATA"
    "autor_nome_curto" => "KELEN RENATA"
    "autor_email" => "kelenanciutti@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DEL  SOL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80422
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1292
    "inscrito_id" => 6173
    "titulo" => "ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTUDO COM ALUNOS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO D’ALIANÇA – GO"
    "resumo" => "O TEMA DESTE ARTIGO FOI FUNDAMENTADO NA PESQUISA QUE INVESTIGOU SOBRE A PERSPECTIVA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO D’ALIANÇA, EM GOIÁS, BRASIL, NO ANO DE 2021. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI ANALISAR A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS COMO ESTÃO PERCEBENDO A EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS E AUXÍLIO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: APRESENTAR COMO ESTÃO OCORRENDO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM AUXÍLIO DAS MÍDIAS SOCIAIS; IDENTIFICAR EM QUE CONDIÇÕES AS AULAS NÃO PRESENCIAIS POSSIBILITAM A OCORRÊNCIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM COM ALUNOS; DESCREVER AS MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE DE AULAS NÃO PRESENCIAIS. A METODOLOGIA DE PESQUISA FOI CONSTRUÍDA SOBRE A PERSPECTIVA DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E DESCRITIVA, COM ANÁLISE DO CONTEÚDO DAS RESPOSTAS DADAS PELOS ENTREVISTADOS, SENDO ALUNOS DA 1ª, 2ª E 3ª SÉRIES DO COLÉGIO ESTADUAL FREDERICO BERNARDES RABELO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM FOI CONSIDERADO BOM PELOS ALUNOS, MAS IMPORTA DESTACAR QUE O PERCENTUAL DA QUESTÃO QUE INDAGOU SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM APRESENTOU PERCENTUAL ALTO NO ITEM “RUIM”. ISSO MOSTRA DETERMINADA DISCREPÂNCIA. AS CONCLUSÕES FORAM QUE, EMBORA O PROCESSO TENHA SIDO CONSIDERADO “BOM” PELOS ALUNOS NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS, AINDA SÃO NECESSÁRIAS MUDANÇAS E MELHORIAS QUE DEPENDEM DA IDENTIFICAÇÃO PONTUAL DE CADA PROBLEMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "AULAS NÃO PRESENCIAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, MÍDIAS SOCIAIS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA119_ID6585_19072021185325.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KELEN RENATA"
    "autor_nome_curto" => "KELEN RENATA"
    "autor_email" => "kelenanciutti@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DEL  SOL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O TEMA DESTE ARTIGO FOI FUNDAMENTADO NA PESQUISA QUE INVESTIGOU SOBRE A PERSPECTIVA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UM COLÉGIO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO D’ALIANÇA, EM GOIÁS, BRASIL, NO ANO DE 2021. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA FOI ANALISAR A PARTIR DA PERSPECTIVA DOS ALUNOS COMO ESTÃO PERCEBENDO A EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS E AUXÍLIO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: APRESENTAR COMO ESTÃO OCORRENDO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM AUXÍLIO DAS MÍDIAS SOCIAIS; IDENTIFICAR EM QUE CONDIÇÕES AS AULAS NÃO PRESENCIAIS POSSIBILITAM A OCORRÊNCIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM COM ALUNOS; DESCREVER AS MOTIVAÇÕES DOS ALUNOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE DE AULAS NÃO PRESENCIAIS. A METODOLOGIA DE PESQUISA FOI CONSTRUÍDA SOBRE A PERSPECTIVA DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E DESCRITIVA, COM ANÁLISE DO CONTEÚDO DAS RESPOSTAS DADAS PELOS ENTREVISTADOS, SENDO ALUNOS DA 1ª, 2ª E 3ª SÉRIES DO COLÉGIO ESTADUAL FREDERICO BERNARDES RABELO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM FOI CONSIDERADO BOM PELOS ALUNOS, MAS IMPORTA DESTACAR QUE O PERCENTUAL DA QUESTÃO QUE INDAGOU SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A PRÓPRIA APRENDIZAGEM APRESENTOU PERCENTUAL ALTO NO ITEM “RUIM”. ISSO MOSTRA DETERMINADA DISCREPÂNCIA. AS CONCLUSÕES FORAM QUE, EMBORA O PROCESSO TENHA SIDO CONSIDERADO “BOM” PELOS ALUNOS NAS AULAS NÃO PRESENCIAIS, AINDA SÃO NECESSÁRIAS MUDANÇAS E MELHORIAS QUE DEPENDEM DA IDENTIFICAÇÃO PONTUAL DE CADA PROBLEMA DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.