ESTE ESTUDO TRATA SOBRE A TEMÁTICA “SABIÁS DO LESTE MARANHENSE: UM CANTO DE DENÚNCIA”, CONSISTINDO EM UM RECORTE DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO, QUE TEM O OBJETIVO DE ANALISAR AS CONCEPÇÕES SOBRE A GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL, DESVELANDO O PERFIL DA GESTÃO A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA. PARA ESTE ESTUDO, A METODOLOGIA, CONCENTRA-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM BASE NAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, UTILIZANDO COMO INSTRUMENTOS O ROTEIRO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E UM QUESTIONÁRIO SÓCIO DEMOGRÁFICO APLICADO COM 05 (CINCO) EX-GESTORES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO LESTE DO MARANHÃO. OS RESULTADOS FORAM SELECIONADOS E ORGANIZADOS PARA ANÁLISE DAS NARRATIVAS DOS SUJEITOS DA PESQUISA EM DIÁLOGO COM OS TEÓRICOS. AS INFORMAÇÕES DA PESQUISA REVELAM UM DISCURSO APARENTEMENTE INOVADOR QUE SE MATERIALIZA EM UMA PRÁTICA RETROGRADA NA GESTÃO EDUCACIONAL, PERMEADO POR DISCURSO E PRÁTICA OPOSTOS ÀS CONCEPÇÕES E AO PERFIL DO GESTOR MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, COM INDÍCIOS DA MANUTENÇÃO E FORTALECIMENTO DE UMA REALIDADE AUTOCRÁTICA, DISFARÇADA PELO DISCURSO DEMOCRÁTICO.