NOVAS NARRATIVAS INTERNACIONAIS SURGEM SOBRE MODELOS DE REFORMAS EDUCACIONAIS E APOSTAM EM MELHORIAS NA EDUCAÇÃO E NA QUALIDADE EDUCACIONAL ATRAVÉS DE UMA PROPOSTA DE CENTRALIZAÇÃO CURRICULAR NACIONAL. NO BRASIL, TAL PROPOSTA SIGNIFICA A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). O PRESENTE ESTUDO INSERE-SE NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA DE POLÍTICAS DE CURRÍCULO E PRETENDE ANALISAR DISCURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA, VISANDO IDENTIFICAR COMO O ISOLAMENTO SOCIAL PROVOCADO PELA COVID-19 INTERFERIU NA FORMA DAS ESCOLAS SE INSERIREM NAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO NO CONTEXTO IBERO-AMERICANO. O OBJETIVO É NÃO APENAS IDENTIFICAR ATORES SOCIAIS QUE DEFENDEM UMA FORMAÇÃO DOCENTE PAUTADA EM COMPETÊNCIAS, MAS INVESTIGAR SENTIDOS QUE CIRCULAM E DISCURSOS QUE VÊM CONSTITUINDO PRODUÇÕES DE MÚLTIPLAS DEMANDAS EQUIVALENTES, BUSCANDO COMPREENDER COMO ESSE PROCESSO OPERA NA ATUAL CENTRALIDADE CURRICULAR SIGNIFICANDO DOCÊNCIA(S). COMO MATERIAL EMPÍRICO, UTILIZO OS DOCUMENTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR; BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (BNC-FORMAÇÃO); BASE NACIONAL COMUM PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (BNC-FORMAÇÃO CONTINUADA), ENTRE OUTROS. TAIS DOCUMENTOS SE APRESENTAM ENQUANTO PRESCRITIVOS E NORMATIVOS, SENDO PRODUZIDOS POR DISCURSOS E TAMBÉM PRODUTORES DE DISCURSOS. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, RECORRO ÀS DISCUSSÕES DE LOPES E MACEDO SOBRE POLÍTICAS DE CURRÍCULO E NO ÂMBITO DE POLÍTICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS GLOBAIS, NA ABORDAGEM DE REDES POLÍTICAS DE STEPHEN BALL. AO QUE TANGE ÀS POLÍTICAS CURRICULARES E DOCÊNCIA NO ESPAÇO IBERO-AMERICANO, ME APOIO NAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS POR DIAS.