O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM A PERSPECTIVA DE CAPTAR DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, E DESSA MANEIRA, FAZER COM QUE ELES POSSAM TOMAR PROPRIEDADE DO ALGORITMO MATEMÁTICO, OU SEJA, ENTENDER QUE A COMUNIDADE DOS ALUNOS, ASSIM COMO O MEIO CULTURAL QUE O DISCENTE ESTÁ INSERIDO ACABA INFLUENCIANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O QUE NOS MOSTRA QUE NA SALA DE AULA O ALUNO PODE APRESENTAR ARGUMENTO QUE FUJAM DO ALGORITMO MATEMÁTICO, MAS CABE AO PROFESSOR INTERPRETAR E AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DESSE ALGORITMO, PARA ISSO É NECESSÁRIO ENTENDER E COMPREENDER A ETNOMATEMÁTICA COMO UMA GRANDE ALIADA NESSE PROCESSO. COMO EMBASAMENTO TEÓRICO FOI UTILIZADO A BNCC(2018), D’AMBROSIO(1998), LDB(1996) E MONTEIRO(2004), COMO AS PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA. NESSE SENTIDO, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA COM 134 ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA E MUNICIPAL NO INTERIOR DE PERNAMBUCO. COM OS RESULTADOS OBTIDOS FICOU CONSTATADO QUE ABORDAR CONTEÚDOS MATEMÁTICOS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O MEIO CULTURAL E A COMUNIDADE DO CORPO DISCENTE FAZEM COM QUE O ÍNDICE DE APROVEITAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR AUMENTE.