Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESMISTIFICAÇÃO DA MATEMÁTICA: UTILIZAÇÃO DA ETNOMATEMÁTIVA COMO FORMA DE APERFEIÇOAMENTO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Palavra-chaves: ETNOMATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80796
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1810
    "inscrito_id" => 8238
    "titulo" => "DESMISTIFICAÇÃO DA MATEMÁTICA: UTILIZAÇÃO DA ETNOMATEMÁTIVA COMO FORMA DE APERFEIÇOAMENTO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM A PERSPECTIVA DE CAPTAR DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, E DESSA MANEIRA, FAZER COM QUE ELES POSSAM TOMAR PROPRIEDADE DO ALGORITMO MATEMÁTICO, OU SEJA, ENTENDER QUE A COMUNIDADE DOS ALUNOS, ASSIM COMO O MEIO CULTURAL QUE O DISCENTE ESTÁ INSERIDO ACABA INFLUENCIANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O QUE NOS MOSTRA QUE NA SALA DE AULA O ALUNO PODE APRESENTAR ARGUMENTO QUE FUJAM DO ALGORITMO MATEMÁTICO, MAS CABE AO PROFESSOR INTERPRETAR E AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DESSE ALGORITMO, PARA ISSO É NECESSÁRIO ENTENDER E COMPREENDER A ETNOMATEMÁTICA COMO UMA GRANDE ALIADA NESSE PROCESSO. COMO EMBASAMENTO TEÓRICO FOI UTILIZADO A BNCC(2018), D’AMBROSIO(1998), LDB(1996) E MONTEIRO(2004), COMO AS PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA. NESSE SENTIDO, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA COM 134 ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA E MUNICIPAL NO INTERIOR DE PERNAMBUCO. COM OS RESULTADOS OBTIDOS FICOU CONSTATADO QUE ABORDAR CONTEÚDOS MATEMÁTICOS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O MEIO CULTURAL E A COMUNIDADE DO CORPO DISCENTE FAZEM COM QUE O ÍNDICE DE APROVEITAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR AUMENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID8238_23092021140411.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IUALLY DE ALMEIDA BARROS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IUALLY ALMEIDA"
    "autor_email" => "santos.almeida4321@gmail."
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80796
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1810
    "inscrito_id" => 8238
    "titulo" => "DESMISTIFICAÇÃO DA MATEMÁTICA: UTILIZAÇÃO DA ETNOMATEMÁTIVA COMO FORMA DE APERFEIÇOAMENTO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM A PERSPECTIVA DE CAPTAR DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, E DESSA MANEIRA, FAZER COM QUE ELES POSSAM TOMAR PROPRIEDADE DO ALGORITMO MATEMÁTICO, OU SEJA, ENTENDER QUE A COMUNIDADE DOS ALUNOS, ASSIM COMO O MEIO CULTURAL QUE O DISCENTE ESTÁ INSERIDO ACABA INFLUENCIANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O QUE NOS MOSTRA QUE NA SALA DE AULA O ALUNO PODE APRESENTAR ARGUMENTO QUE FUJAM DO ALGORITMO MATEMÁTICO, MAS CABE AO PROFESSOR INTERPRETAR E AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DESSE ALGORITMO, PARA ISSO É NECESSÁRIO ENTENDER E COMPREENDER A ETNOMATEMÁTICA COMO UMA GRANDE ALIADA NESSE PROCESSO. COMO EMBASAMENTO TEÓRICO FOI UTILIZADO A BNCC(2018), D’AMBROSIO(1998), LDB(1996) E MONTEIRO(2004), COMO AS PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA. NESSE SENTIDO, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA COM 134 ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA E MUNICIPAL NO INTERIOR DE PERNAMBUCO. COM OS RESULTADOS OBTIDOS FICOU CONSTATADO QUE ABORDAR CONTEÚDOS MATEMÁTICOS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O MEIO CULTURAL E A COMUNIDADE DO CORPO DISCENTE FAZEM COM QUE O ÍNDICE DE APROVEITAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR AUMENTE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ETNOMATEMÁTICA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ENSINO E APRENDIZAGEM, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID8238_23092021140411.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IUALLY DE ALMEIDA BARROS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "IUALLY ALMEIDA"
    "autor_email" => "santos.almeida4321@gmail."
    "autor_ies" => "UPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ENFATIZAR A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM A PERSPECTIVA DE CAPTAR DIFERENTES FORMAS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, E DESSA MANEIRA, FAZER COM QUE ELES POSSAM TOMAR PROPRIEDADE DO ALGORITMO MATEMÁTICO, OU SEJA, ENTENDER QUE A COMUNIDADE DOS ALUNOS, ASSIM COMO O MEIO CULTURAL QUE O DISCENTE ESTÁ INSERIDO ACABA INFLUENCIANDO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O QUE NOS MOSTRA QUE NA SALA DE AULA O ALUNO PODE APRESENTAR ARGUMENTO QUE FUJAM DO ALGORITMO MATEMÁTICO, MAS CABE AO PROFESSOR INTERPRETAR E AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DESSE ALGORITMO, PARA ISSO É NECESSÁRIO ENTENDER E COMPREENDER A ETNOMATEMÁTICA COMO UMA GRANDE ALIADA NESSE PROCESSO. COMO EMBASAMENTO TEÓRICO FOI UTILIZADO A BNCC(2018), D’AMBROSIO(1998), LDB(1996) E MONTEIRO(2004), COMO AS PRINCIPAIS FONTES DE PESQUISA. NESSE SENTIDO, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA COM 134 ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA E MUNICIPAL NO INTERIOR DE PERNAMBUCO. COM OS RESULTADOS OBTIDOS FICOU CONSTATADO QUE ABORDAR CONTEÚDOS MATEMÁTICOS LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O MEIO CULTURAL E A COMUNIDADE DO CORPO DISCENTE FAZEM COM QUE O ÍNDICE DE APROVEITAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR AUMENTE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.