ESTE ARTIGO SURGE DO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE DOCUMENTAL TENDO COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO A CÁTEDRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO SUA VINCULAÇÃO COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO. TAL INICIATIVA, FIRMADA NO FIM DE 2018 ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SÃO PAULO, O ITAÚ SOCIAL E A FUNDAÇÃO DE APOIO À UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, TEM COMO OBJETIVO “REUNIR MEDIDAS QUE SUBSIDIEM POLÍTICAS PARA O ENSINO BÁSICO COM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES”, SOB FORMA DE FLEXIBILIZAÇÃO DO CURRÍCULO, GESTÃO DA PRÓPRIA VIDA, TECNOLOGIA, EMPREENDEDORISMO E HABILIDADES SÓCIO-EMOCIONAIS. NESTE ARTIGO BUSCAMOS COMPREENDER A RELAÇÃO TRABALHO, EDUCAÇÃO E CAPITAL QUE ORIENTA TAL PROGRAMA, ONDE, JUNTAMENTE COM UMA ANÁLISE DESTA ARTICULAÇÃO, PRETENDE-SE INTERPRETAR AS DIVERSAS FACETAS DAS BRUSCAS MUDANÇAS PELAS QUAIS A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ESTÁ PASSANDO NO MOMENTO ATUAL.