ATUALMENTE, ALUNOS DE UM MODO GERAL, EM VIRTUDE DA PANDEMIA DE COVID 19, ESTÃO, ATRAVÉS DA INTERNET, MAIS CONECTADOS COM A TECNOLOGIA DIGITAL SEJA ATRAVÉS DE COMPUTADORES, TABLETS E CELULARES. SENDO ASSIM, TRABALHAR COM FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA, SEJA DE FORMA PRESENCIAL OU REMOTA, TORNOU-SE MUITO IMPORTANTE, POIS VEM PROMOVENDO AOS ESTUDANTES, UMA LAPIDAÇÃO DOS SEUS CONHECIMENTOS ATRAVÉS DE APARELHOS DIGITAIS E SOFTWARES, ESTIMULANDO OS DISCENTES A APRENDEREM DETERMINADOS CONTEÚDOS DE FORMA DIFERENCIADA E PRÁTICA COMO É O CASO DA INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS FEITAS EM AULAS DE FÍSICA E MATEMÁTICA POR INTERMÉDIO DOS MESMOS. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO TEM A FINALIDADE DE MOSTRAR, PRINCIPALMENTE PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO, ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS O TRANSPORTE DE MASSA EM PLACAS CERÂMICAS. PARA ISSO, UMA ANÁLISE PRÉVIA SOBRE A TRANSFERÊNCIA DE MASSA SE FEZ NECESSÁRIO PARA MELHOR COMPREENSÃO DO PROCESSO DE DIFUSÃO CONSIDERADO. DURANTE ESTE PROCESSO, AS PARTÍCULAS DE ÁGUA MIGRAM DO INTERIOR PARA EXTERIOR DO CORPO, OCORRENDO UMA EVAPORAÇÃO NA SUPERFÍCIE. PARA ENCONTRAR A SOLUÇÃO ANALÍTICA FOI UTILIZADA A TEORIA DA DIFUSÃO LÍQUIDA, O MÉTODO INTEGRAL BASEADO EM GALERKIN, MÉTODO GBI, CONSIDEROU-SE AS PROPRIEDADES TERMO-FÍSICAS CONSTANTES E A CONDIÇÃO DE CONTORNO DE 1ª ESPÉCIE. A SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL FOI FUNDAMENTADA NA SECAGEM EXPERIMENTAL DE UMA PLACA CERÂMICA NAS SEGUINTES CONDIÇÕES: UMIDADE RELATIVA DO AR 2,00%, TEMPERATURA 110°C E OS TEORES DE UMIDADE 0,099 (INICIAL) E 0,003515 (EQUILÍBRIO). A FORMA DO CORPO INFLUENCIOU NO DESENVOLVIMENTO MATEMÁTICO E NOS RESULTADOS DA TRANSFERÊNCIA DE MASSA.