O PRESENTE ARTIGO VERSA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE VARIADAS ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS COMO MEIO DE ESTIMULAR A CRIANÇA PEQUENA - 4 E 5 ANOS DE IDADE, ANCORADAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017), NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO DOS LEITORES INFANTIS. PARALELO A ISTO BUSCOU-SE COMPREENDER O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS AO EXPERIENCIAR A LITERATURA VIVENCIADA EM TERRENO ESCOLAR ORALIZADA PELA PROFESSORA POR ENTRE AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS. PARA ISTO, O PRESENTE TRABALHO PARTIU DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO RELACIONADO A UM RECORTE AMOSTRAL ADVINDO DE UMA PESQUISA DE CAMPO ENVOLVENDO EDUCADORAS QUE ATUAM JUNTO A CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 4 E 5 ANOS, MATRICULADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PILAR/AL. NESTE ÍNTERIM, FORAM ANALISADOS TANTOS OS ASPECTOS RELATIVOS AO ESTÍMULO À LEITURA, QUANTO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESTE FAZER. OS CONTEÚDOS FORAM LEVADOS A DISCUSSÃO A PARTIR DOS ESTUDOS DE PILETTI (2013), FREIRE (1987), PALO E OLIVEIRA (1986) E FILHO (1987), ALÉM DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS OFICIAIS VIGENTES.