O AMBIENTE ESCOLAR É UM LOCAL FAVORÁVEL PARA A OCORRÊNCIA DE ACIDENTES DEVIDO A GRANDE AGLOMERAÇÃO DE ALUNOS QUE INTERAGEM O TEMPO TODO. A PARTIR DISSO, OBJETIVOU-SE CONSTRUIR UMA ELETIVA EM PRIMEIROS SOCORROS PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, TENDO COMO BASE A PREVENÇÃO E A PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR INDIVIDUAL E COLETIVO. PARA ISSO, QUINZE TEMAS GERADORES FORAM ABORDADOS EM SEU ASPECTO TEÓRICO E PRÁTICO, COM MEDIAÇÃO E DISCUSSÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS DISCENTES SOBRE AS TEMÁTICAS; CONEXÃO DOS CONTEÚDOS VIA EXPOSIÇÃO DIALOGADA E INVESTIGAÇÃO DO PROBLEMA (SITUAÇÕES CLÍNICAS); CONSTRUÇÕES DE CASOS CLÍNICOS E BANNERS (OITO EQUIPES); SOCIALIZAÇÃO NA FORMA DE COMUNICAÇÃO ORAL; CATEGORIZAÇÃO DOS PRODUTOS E PROCESSOS TRABALHADOS. OS TEMAS FORAM PROBLEMATIZADOS HAVENDO A CONEXÃO ENTRE OS CONTEÚDOS. AS EQUIPES ELABORARAM OITO CASOS CLÍNICOS. TODOS OS GRUPOS DESENVOLVERAM OS PRODUTOS DESTA ELETIVA: CASO CLÍNICO, BANNER E APRESENTAÇÃO. AS EQUIPES II E VII APRESENTARAM DE FORMA PARCIAL OS TERMOS TÉCNICOS DURANTE A COMUNICAÇÃO ORAL. JÁ A EQUIPE IV NÃO UTILIZOU TODAS AS PALAVRAS-CHAVE DISPONIBILIZADAS. DESSA FORMA, ESSES GRUPOS ATINGIRAM PARCIALMENTE OS OBJETIVOS PROPOSTOS, ENTRETANTO AS DEMAIS EQUIPES CUMPRIRAM INTEGRALMENTE TODOS OS OBJETIVOS. ADEMAIS, COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR FORAM DESENVOLVIDAS. SABER COMO PROCEDER DIANTE DE ACIDENTES PODE NÃO SÓ DIMINUIR A GRAVIDADE, MAS TAMBÉM PRESERVAR A VIDA. DISCUTIR E PROBLEMATIZAR ESTE TEMA EM SALA DE AULA POSSIBILITA COLOCAR EM PRÁTICA CONTEÚDOS DE BIOLOGIA E DA SAÚDE, ALÉM DE EXERCITAR A CURIOSIDADE INTELECTUAL NECESSÁRIA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA POR PARTE DOS EDUCANDOS.