O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS LÚDICAS PARA O ENSINO ZOOLOGIA COMO FERRAMENTA ATIVA DE ENSINO, AUXILIANDO OS PROFESSORES DA DISCIPLINA A TRABALHAREM COM AULAS MAIS DINÂMICAS, QUE ATRAÍSSEM À ATENÇÃO DOS ALUNOS, FAVORECENDO A PARTICIPAÇÃO E O APRENDIZADO. FOI REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL GERALDO LUIZ DE ARAÚJO, QUE FICA LOCALIZADA NA CIDADE DE AREIAL, PARAÍBA. A PESQUISA, DO TIPO QUALI-QUANTITATIVA FOI DESENVOLVIDA JUNTO A 92 ALUNOS, DE (4) QUATRO TURMAS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE PARA OBTENÇÃO DOS DADOS E APLICADOS JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS JOGOS EDUCATIVOS FAVORECEM O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, POIS HOUVE UM AUMENTO CONSIDERÁVEL NOS ACERTOS DAS QUESTÕES ESPECÍFICAS DE CADA CONTEÚDO ABORDADO, MELHORANDO O RENDIMENTO DOS ALUNOS EM ALGUMAS QUESTÕES, E CONSEQUENTEMENTE, MELHORANDO O APRENDIZADO. O AUMENTO FOI DE 66,1% NO JOGO TABULEIRO DOS PORÍFEROS, 74% NA ROLETA DOS CNIDÁRIOS, 56% NO JOGO DA MEMÓRIA E 58,7% NO DOMINÓ DOS PEIXES, CONCLUINDO-SE QUE ALÉM DA MELHORIA NA COMPREENSÃO DOS TEMAS TRABALHADOS, HOUVE UM MELHOR ENTROSAMENTO ENTRE OS DISCENTES DURANTE A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS E A CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE MAIS PARTICIPATIVO, DINÂMICO E INTERATIVO EM SALA DE AULA.