O PRESENTE TRABALHO VISA ANALISAR SOBRE O DIÁLOGO INTERCULTURAL E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A PARTIR DE UMA INVESTIGAÇÃO NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO (PPC’S) DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB). METODOLOGICAMENTE, TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DO DOCUMENTAL, POIS ANALISAMOS SOBRE COMO ESTÁ A OBRIGATORIEDADE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DO DIÁLOGO INTERCULTURAL NOS PPC’S. OS RESULTADOS APONTAM QUE EXISTEM COMPONENTES CURRICULARES QUE ORIENTAM SOBRE A OBRIGATORIEDADE E IMPLEMENTAÇÃO DA TEMÁTICA EM ESTUDO NAS LICENCIATURAS DA UFPB, BEM COMO RESSALTAMOS QUE ESSAS DISCIPLINAS ESTÃO CONTRIBUINDO PARA O DEBATE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O DIÁLOGO INTERCULTURAL, TENDO EM VISTA QUE OS ESTUDANTES TENHAM ACESSO A HISTÓRIA, A LEGISLAÇÃO E OS RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM SER UTILIZADOS EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. PORTANTO, ACREDITAMOS QUE A NOSSA TEMÁTICA NÃO DEVE ESTAR RESTRITA AOS COMPONENTES CURRICULARES QUE FORAM MENCIONADOS NESSE TRABALHO, MAS A UFPB DEVE DESENVOLVÊ-LA DE FORMA INTER/TRANSDISCIPLINAR A FIM DE QUE POSSAMOS TER ASSEGURADO ESSA DISCUSSÃO NO DECORRER DO PROCESSO FORMATIVO DOS ESTUDANTES