A EVASÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR TEM ALCANÇADO PATAMARES PREOCUPANTES PARA OS GESTORES DAS IES, BEM COMO PARA O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E, EM FUNÇÃO DISSO, MUITOS ESTUDOS BUSCARAM EXPLICAR AS RAZÕES QUE LEVAM UM ESTUDANTE A SE EVADIR. SOB UM OUTRO PRISMA, O PRESENTE ESTUDO BUSCA EVIDENCIAR AS RAZÕES PELAS QUAIS OS ALUNOS PERMANECENTES NÃO SE EVADIRAM. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM FENOMENOLÓGICA HERMENÊUTICA, CUJA COLETA DE INFORMAÇÕES SE DEU POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR 73 ESTUDANTES, DOS QUAIS, 52 FORAM VALIDADOS. PARA A ANÁLISE DOS DADOS FOI UTILIZADO O IRAMUTEQ, QUE PROPORCIONOU, ENTRE OUTRAS AS SEGUINTES EVIDENCIAÇÕES A PARTIR DO CORPUS TEXTUAL: ANÁLISE LEXICAL; CLASSIFICAÇÃO PELO MÉTODO REINERT; ANÁLISE DE ESPECIFICIDADES; ANÁLISE FATORIAL CONFIRMATÓRIA; ANÁLISE DE SIMILITUDE; E NUVEM DE PALAVRAS. AO ANALISAR O CORPUS TEXTUAL FORMADO A PARTIR DOS CONTEÚDOS COLETADOS POR MEIO DOS QUESTIONÁRIOS, FICOU EVIDENTE A PREDOMINÂNCIA DE TRÊS FATORES QUE LEVAM OS ALUNOS A PERMANECER NO CURSO DE GRADUAÇÃO ESCOLHIDO: MERCADO DE TRABALHO, DIPLOMA DE GRADUAÇÃO E ÁREA PROFISSIONAL. UMA PARTE DOS ALUNOS ENXERGA A OBTENÇÃO DO DIPLOMA DE GRADUAÇÃO COMO UM POTENCIALIZADOR DE OPORTUNIDADES DE OCUPAÇÃO DE CARGOS PÚBLICOS POR MEIO DE CONCURSOS. OUTRA PARTE PERCEBE A CONTABILIDADE COMO UMA ÁREA PROMISSORA, DE MUITAS POSSIBILIDADES NO MERCADO DE TRABALHO. CONCLUI-SE QUE AS EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS SÃO O QUE MOTIVA OS ALUNOS A PERMANECEREM NO CURSO EM BUSCA DE SUA CONCLUSÃO.