OS ÚLTIMOS ANO VEM SENDO MARCADOS POR UMA PANDEMIA DE COVID 19, QUE MUDOU A ROTINA EM MUITOS PAÍSES PELO MUNDO, O BRASIL DENTRE ELES, AQUI ADOTARAM-SE DIVERSAS MEDIDAS DE COMBATE AO VÍRUS, DENTRE ELAS O ISOLAMENTO SOCIAL. NA EDUCAÇÃO, DE UM MODO GERAL, OPTOU-SE PELO ENSINO REMOTO. EM UMA ESCOLA PARTICULAR NO ESTADO DE SANTA CATARINA O MODELO ADOTADO FOI O ENSINO SÍNCRONO, TRATADO NESTE TRABALHO COMO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE), E ESSE ESTUDO INVESTIGOU ENTÃO A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS COM RELAÇÃO ÀS MUDANÇAS SOFRIDAS NO ENSINO DEVIDO A PANDEMIA, DO QUAL PARTICIPARAM ESTUDANTES DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL AO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO, DESSA MESMA ESCOLA. ESSA PERCEPÇÃO ENGLOBOU 3 ÁREAS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR, ALUNO E O MATERIAL DIDÁTICO E ENTRE ALUNOS. SENDO ASSIM, A PESQUISA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO NA PLATAFORMA DO GOOGLE CLASSROOM, SENDO QUE DOS 170 ALUNOS AOS QUAIS O QUESTIONÁRIO FOI DISPONIBILIZADO, 100 RESPONDERAM. O QUESTIONÁRIO FOI COMPOSTO DE PERGUNTAS FECHADAS, ANALISADO QUANTITATIVAMENTE COM O USO DA ANÁLISE FATORIAL EXPLORATÓRIA E REGRESSÃO LINEAR MÚLTIPLA, E PERGUNTAS ABERTAS, ANALISADAS QUALITATIVAMENTE, SENDO A METODOLOGIA ENTÃO QUALI-QUANTITATIVA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS ESTUDANTES PERCEBEM UMA PIORA NO ENSINO, POR DIVERSOS FATORES DISCUTIDOS NO TRABALHO, E NESSA NOVA ROTINA ELES EXPERIMENTAM SENTIMENTOS DE ANGÚSTIA, ANSIEDADE E FRUSTRAÇÃO, ESTUDAM MAIS E APRENDEM MENOS. ENTRETANTO, A MAIORIA PERCEBE O ESFORÇO DOS PROFESSORES, APESAR DAS DIFICULDADES NA LITERACIA DIGITAL, E VALORIZAM FORMAS DE ENSINO MAIS DINÂMICAS E ADAPTADAS À SITUAÇÃO