NESSE ESTUDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL É ENTENDIDA COMO UM PROCESSO DE APRENDIZAGEM CONTÍNUO COM CONSOLIDAÇÃO DE VALORES QUE FAVORECEM A TRANSFORMAÇÃO HUMANA E SOCIAL E REIVINDICA RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL E COLETIVA. ANALISAMOS A CONTRIBUIÇÃO DAS TRILHAS DOS CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL PARA O FORTALECIMENTO DA PERCEPÇÃO, INTERPRETAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA PARA VIABILIZAR OS ESFORÇOS DA SOCIEDADE PARA PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO CERRADO. POR OPORTUNIZAR UMA ESTRATÉGIA DIFERENCIADA QUE COLOCA EM PRÁTICA O CONHECIMENTO AMBIENTAL E ECOLÓGICO, POSSIBILITA A VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E SOCIOCULTURAIS E ESTIMULA PROCESSOS COGNITIVOS DE APRENDIZADO PARA UMA MAIOR COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS NATURAIS, A PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO CPC OBJETIVA DESENVOLVER AÇÕES EDUCATIVAS EM PARCERIA COM INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICAS E PRIVADAS A FIM DE SENSIBILIZAR OS USUÁRIOS DAS TRILHAS, ATRAVÉS DA EXPERIÊNCIA VIVIDA. A PESQUISA ESTÁ SUSTENTADA NO ESTUDO DO MEIO E NA PERCEPÇÃO DE QUE OS AGENTES ATUAM COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM. A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO PROCESSUAL DEFENDIDO PELO EDUCADOR JOHN DEWEY (1859-1952), FUNDAMENTA A PROPOSTA, SENDO EMPREGADO O SENTIDO TOPOFÍLICO, ELABORADO POR YI FU TUAN. AS TRILHAS DOS CAMINHOS DO PLANALTO CENTRAL SE MOSTRAM COMO UMA ESTRATÉGIA DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL E ATIVIDADE EDUCATIVA SENSIBILIZADORA, APRESENTANDO UMA PAISAGEM QUE POR SI SÓ EDUCA, POIS O VISITANTE TEM CONTATO COM UM AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO. REÚNEM ESTRUTURA ECOEFICIENTE OU AMBIENTALMENTE CORRETA, INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL, GESTÃO PARTICIPATIVA E INTENCIONALIDADE EDUCADORA, TORNANDO-SE ASSIM ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS, TANTO PARA O ENSINO FORMAL QUANTO PARA O NÃO FORMAL.