O PRESENTE ESTUDO OBJETIVA COMPREENDER EM QUE MEDIDA O AVANÇO E CONSOLIDAÇÃO DO ESTADO NEOLIBERAL CONTRIBUI PARA A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, BUSCANDO PERCEBER OS CAMINHOS PERCORRIDOS DO LIBERALISMO AO NEOLIBERALISMO, RELACIONANDO O IDEÁRIO NEOLIBERAL COM A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E REFLETINDO SOBRE OS REBATIMENTOS DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS PARA A EDUCAÇÃO, E POR CONSEQUÊNCIA, PARA O TRABALHO DOCENTE. LOGO, O PROBLEMA QUE ESTA PESQUISA SE PROPÕE A RESPONDER É QUAL A RELAÇÃO ENTRE O ESTADO NEOLIBERAL E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE? SE NORTEANDO AINDA POR QUESTÕES QUE PERPASSAM A TRANSIÇÃO DO LIBERALISMO PARA O NEOLIBERALISMO, AS INFLUÊNCIAS DO NEOLIBERALISMO NA FORMULAÇÃO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, E OS EFETIVOS REBATIMENTOS DAS POLÍTICAS NEOLIBERAIS PARA O TRABALHO DOCENTE. ASSIM, ORIENTADO PELO PRINCÍPIOS DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO E SOB NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, O PRESENTE ESTUDO DIALOGA SOBRE O ESTADO NEOLIBERAL E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE, COMPREENDENDO QUE AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS INFLUENCIAM DIRETAMENTE A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E SUA ATIVIDADE DOCENTE, DE MODO QUE ANALISANDO AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS, NOTA-SE A FORTE INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO NEOLIBERAL NO REFORÇO E REPRODUÇÃO DA ORDEM SOCIAL VIGENTE, E DO PRÓPRIO SISTEMA CAPITALISTA. ESSA EDUCAÇÃO DO IDEÁRIO NEOLIBERAL SE OCUPA EM PRODUZIR EM LARGA ESCALA, OU EM MASSA, TRABALHADORES PARA ATUAREM NA MÁQUINA DO CAPITAL, ALIENADOS ANTE AS QUESTÕES POLÍTICAS E SOCIAIS. FAZER DO ATO EDUCATIVO ESSA SIMPLES INSTRUÇÃO É “ALEIJAR” O EDUCADOR, TRANSFORMANDO-O EM UM INSTRUTOR E REPETIDOR DO PRONTO E ACABADO.