O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO COMPREENDER O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARA A AVALIAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. PARA A COLETA DOS DADOS DA PESQUISA, FOI REALIZADA UMA RODA DE CONVERSA COM QUATRO REPRESENTANTES DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO DESTE MUNICÍPIO ACERCA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS ESCOLAS NA PARTICIPAÇÃO COLETIVA PARA A CONSTRUÇÃO DE SEUS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS, FOI POSSÍVEL PONTUAR QUE A PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS OCORRE ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS, SENDO QUE REUNIÕES FORAM MENCIONADAS APENAS PARA GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES. A MAIOR DIFICULDADE ENFRENTADA PELAS ESQUIPES GESTORAS, ESTÁ NO FATO DE NÃO ENCONTRAREM O TEMPO NECESSÁRIO PARA AS REUNIÕES PEDAGÓGICAS, QUE NORMALMENTE SÃO INTERROMPIDAS POR QUESTÕES BUROCRÁTICAS E ADMINISTRATIVAS.