O PRESENTE ARTIGO TEM SEU CARÁTER DE PESQUISA QUANTITATIVA FAZENDO USO DE DADOS ESTATÍSTICOS PRODUZIDOS PELO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) ACERCA DA 2ª ETAPA DO CENSO ESCOLAR, ALÉM DA REALIZAÇÃO DO ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, NO QUE CERCA O DEBATE SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS), UTILIZANDO O BANCO DE DADOS DO GOOGLE ACADÊMICO, SCIELO, ALÉM DOS MATERIAIS DISPOSTOS PELO CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, DA UNIVERSIDADE DO MINHO. DIANTE DISSO, ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO (A) DOCENTE DURANTE A PANDEMIA, NO BRASIL. ALÉM DE IDENTIFICAR COMO SE ESTABELECEU O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. A PARTIR DAS ANÁLISES E REFLEXÕES REALIZADAS, O RESULTADO OBTIDO FOI A URGÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE E A NECESSIDADE DA ALFABETIZAÇÃO TECNOLÓGICA, ASSIM COMO A IMPORTÂNCIA EM SE ESTABELECER A FORMAÇÃO A PARTIR DAS PRÁTICAS REALIZADAS SEU AMBIENTE ESCOLAR, ALÉM DAS CARÊNCIAS DESSE AMBIENTE. A ANÁLISE DO CENSO ESCOLAR, TAMBÉM POSSIBILITOU PERCEBER A URGÊNCIA EM INVESTIMENTOS TECNOLÓGICOS E FORMATIVOS NAS DEPENDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS PÚBLICAS E MUNICIPAIS.