Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO DESENVOLVIMENTO DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA, DESENVOLVIMENTO DOCENTE, , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81467
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2839
    "inscrito_id" => 8936
    "titulo" => "REFLEXÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO DESENVOLVIMENTO DOCENTE"
    "resumo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TEM O DESENVOLVIMENTO DOCENTE COMO FOCO DURANTE TODA A CONSTRUÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL. A FORMAÇÃO CONTINUADA, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, É COMPREENDIDA, DE UMA FORMA GERAL, COMO UMA APRENDIZAGEM CONSTANTE, CONTÍNUA E PERMANENTE, VIVENCIADA PELOS PROFESSORES. O DESENVOLVIMENTO DOCENTE, POR SUA VEZ, É VINCULADO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EM ESPECIAL À FORMAÇÃO CONTINUADA, A PARTIR DA IMPOSIÇÃO DE QUE O PROFESSOR NECESSITA ESTAR EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA, PARA QUE POSSA APRIMORAR O SEU CONHECIMENTO E O SEU DESEMPENHO EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE, ATRAVÉS DESSE TRABALHO, COMPREENDER O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO APRIMORAMENTO DOCENTE. PARA ISSO FOI REALIZADA UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA, SEM O OBJETIVO DE ABRANGER TODO O MATERIAL DISPONÍVEL A RESPEITO DA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES. A PARTIR DO ESTUDO REALIZADO, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA É UM DOS COMPONENTES QUE CONSTITUEM O DESENVOLVIMENTO DOCENTE. NO ENTANTO, SE ELA É PERCEBIDA COMO ÚNICO FATOR QUE INTERFERE NESSE DESENVOLVIMENTO, A RESPONSABILIDADE DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL É COMPREENDIDA COMO RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO PROFESSOR. SENDO ASSIM, A RELEVÂNCIA DE COMPREENDER A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO FATOR IMPORTANTE PARA A DOCÊNCIA, MAS NÃO COMO FATOR ÚNICO, SE DEVE AO FATO DE SINALIZAR QUE A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NECESSITA SER ESTRUTURADA A PARTIR DE ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS, QUE CONTEMPLEM ASPECTOS DE VALORAÇÃO, REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATUAÇÃO EDUCACIONAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA, DESENVOLVIMENTO DOCENTE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID8936_04112021185535.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA MARIA PEREIRA CAIXETA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA MARIA"
    "autor_email" => "d202020363@uftm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81467
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2839
    "inscrito_id" => 8936
    "titulo" => "REFLEXÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO DESENVOLVIMENTO DOCENTE"
    "resumo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TEM O DESENVOLVIMENTO DOCENTE COMO FOCO DURANTE TODA A CONSTRUÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL. A FORMAÇÃO CONTINUADA, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, É COMPREENDIDA, DE UMA FORMA GERAL, COMO UMA APRENDIZAGEM CONSTANTE, CONTÍNUA E PERMANENTE, VIVENCIADA PELOS PROFESSORES. O DESENVOLVIMENTO DOCENTE, POR SUA VEZ, É VINCULADO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EM ESPECIAL À FORMAÇÃO CONTINUADA, A PARTIR DA IMPOSIÇÃO DE QUE O PROFESSOR NECESSITA ESTAR EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA, PARA QUE POSSA APRIMORAR O SEU CONHECIMENTO E O SEU DESEMPENHO EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE, ATRAVÉS DESSE TRABALHO, COMPREENDER O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO APRIMORAMENTO DOCENTE. PARA ISSO FOI REALIZADA UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA, SEM O OBJETIVO DE ABRANGER TODO O MATERIAL DISPONÍVEL A RESPEITO DA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES. A PARTIR DO ESTUDO REALIZADO, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA É UM DOS COMPONENTES QUE CONSTITUEM O DESENVOLVIMENTO DOCENTE. NO ENTANTO, SE ELA É PERCEBIDA COMO ÚNICO FATOR QUE INTERFERE NESSE DESENVOLVIMENTO, A RESPONSABILIDADE DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL É COMPREENDIDA COMO RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO PROFESSOR. SENDO ASSIM, A RELEVÂNCIA DE COMPREENDER A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO FATOR IMPORTANTE PARA A DOCÊNCIA, MAS NÃO COMO FATOR ÚNICO, SE DEVE AO FATO DE SINALIZAR QUE A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NECESSITA SER ESTRUTURADA A PARTIR DE ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS, QUE CONTEMPLEM ASPECTOS DE VALORAÇÃO, REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATUAÇÃO EDUCACIONAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FORMAÇÃO CONTINUADA, DESENVOLVIMENTO DOCENTE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA101_ID8936_04112021185535.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA MARIA PEREIRA CAIXETA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA MARIA"
    "autor_email" => "d202020363@uftm.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TEM O DESENVOLVIMENTO DOCENTE COMO FOCO DURANTE TODA A CONSTRUÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL. A FORMAÇÃO CONTINUADA, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, É COMPREENDIDA, DE UMA FORMA GERAL, COMO UMA APRENDIZAGEM CONSTANTE, CONTÍNUA E PERMANENTE, VIVENCIADA PELOS PROFESSORES. O DESENVOLVIMENTO DOCENTE, POR SUA VEZ, É VINCULADO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EM ESPECIAL À FORMAÇÃO CONTINUADA, A PARTIR DA IMPOSIÇÃO DE QUE O PROFESSOR NECESSITA ESTAR EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA, PARA QUE POSSA APRIMORAR O SEU CONHECIMENTO E O SEU DESEMPENHO EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE, ATRAVÉS DESSE TRABALHO, COMPREENDER O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO APRIMORAMENTO DOCENTE. PARA ISSO FOI REALIZADA UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA, SEM O OBJETIVO DE ABRANGER TODO O MATERIAL DISPONÍVEL A RESPEITO DA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES. A PARTIR DO ESTUDO REALIZADO, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA É UM DOS COMPONENTES QUE CONSTITUEM O DESENVOLVIMENTO DOCENTE. NO ENTANTO, SE ELA É PERCEBIDA COMO ÚNICO FATOR QUE INTERFERE NESSE DESENVOLVIMENTO, A RESPONSABILIDADE DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL É COMPREENDIDA COMO RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO PROFESSOR. SENDO ASSIM, A RELEVÂNCIA DE COMPREENDER A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO FATOR IMPORTANTE PARA A DOCÊNCIA, MAS NÃO COMO FATOR ÚNICO, SE DEVE AO FATO DE SINALIZAR QUE A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NECESSITA SER ESTRUTURADA A PARTIR DE ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS, QUE CONTEMPLEM ASPECTOS DE VALORAÇÃO, REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATUAÇÃO EDUCACIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.