A FORMAÇÃO DE PROFESSORES TEM O DESENVOLVIMENTO DOCENTE COMO FOCO DURANTE TODA A CONSTRUÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL. A FORMAÇÃO CONTINUADA, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, É COMPREENDIDA, DE UMA FORMA GERAL, COMO UMA APRENDIZAGEM CONSTANTE, CONTÍNUA E PERMANENTE, VIVENCIADA PELOS PROFESSORES. O DESENVOLVIMENTO DOCENTE, POR SUA VEZ, É VINCULADO À FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EM ESPECIAL À FORMAÇÃO CONTINUADA, A PARTIR DA IMPOSIÇÃO DE QUE O PROFESSOR NECESSITA ESTAR EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA, PARA QUE POSSA APRIMORAR O SEU CONHECIMENTO E O SEU DESEMPENHO EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE, ATRAVÉS DESSE TRABALHO, COMPREENDER O PAPEL DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO APRIMORAMENTO DOCENTE. PARA ISSO FOI REALIZADA UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA, SEM O OBJETIVO DE ABRANGER TODO O MATERIAL DISPONÍVEL A RESPEITO DA TEMÁTICA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES. A PARTIR DO ESTUDO REALIZADO, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA É UM DOS COMPONENTES QUE CONSTITUEM O DESENVOLVIMENTO DOCENTE. NO ENTANTO, SE ELA É PERCEBIDA COMO ÚNICO FATOR QUE INTERFERE NESSE DESENVOLVIMENTO, A RESPONSABILIDADE DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL É COMPREENDIDA COMO RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DO PROFESSOR. SENDO ASSIM, A RELEVÂNCIA DE COMPREENDER A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO FATOR IMPORTANTE PARA A DOCÊNCIA, MAS NÃO COMO FATOR ÚNICO, SE DEVE AO FATO DE SINALIZAR QUE A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL NECESSITA SER ESTRUTURADA A PARTIR DE ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS, QUE CONTEMPLEM ASPECTOS DE VALORAÇÃO, REMUNERAÇÃO E CONDIÇÕES DE ATUAÇÃO EDUCACIONAL.