ESSE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A DIFICULDADE DOS ALUNOS NA COMPREENSÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, BEM COMO RECONHECER A IMPORTÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO TEXTUAL COMO FATOR DIRETAMENTE INFLUENCIADOR NO ÊXITO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. QUANDO NÃO OCORRE A ADEQUADA RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A LINGUAGEM NATURAL, ISTO É, QUANDO NÃO HÁ O DIÁLOGO NECESSÁRIO ENTRE ELAS, PODE (E PROVAVELMENTE) OCASIONARÁ COMPLICAÇÕES DE INTERPRETAÇÃO, PROVOCANDO CONSEQUÊNCIAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS OU NA APRENDIZAGEM COMO UM TODO. DE CUNHO QUALITATIVO, NOSSO ESTUDO SEGUE O VIÉS DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, SENDO CONCRETIZADO EM UMA TURMA DE ENSINO MÉDIO CONTENDO 40 ALUNOS, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE DOIS QUESTIONÁRIOS (UM CONTENDO QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS E O OUTRO CONTENDO QUESTÕES NÃO CONTEXTUALIZADAS). COM A PESQUISA, FUNDAMENTADA NOS ASPECTOS APRESENTADOS, OBSERVAMOS ESSA DIFICULDADE APRESENTADA PELOS ALUNOS NA LEITURA E COMPREENSÃO DOS ENUNCIADOS, E ESSE FATO COMPROMETEU O SUCESSO DOS ESTUDANTES NA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS ENVOLVIDOS.