RESUMO
REFLEXÕES SOBRE ESTUDANTE DE CLASSES POPULARES PARA NÃO HAVER EXCLUSÃO EDUCACIONAL; PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO ESTUDAR A TRAJETÓRIA DE VIDA E ACADÊMICA DE ESTUDANTES DE CLASSES POPULARES PRINCIPALMENTE EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA, COMPREENDER SEUS DESAFIOS E SUPORTES. ADOTOU-SE COMO APORTE METODOLÓGICO FAZER UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E SUAS REFLEXÕES SOBRE A TEMÁTICA EM QUESTÃO, REFLETIR SEGUNDO A SOCIOLOGIA INDIVIDUAL FUNDAMENTADA NOS ESTUDOS DE DANILO MARTUCCELLI (2007A; 2007B; 2009; 2010A; 2010B) E BERNARD LAHIRE (2004; 2013). NESSA PERSPECTIVA, DESTACAMOS AS PROVAS E SUPORTES, AS DISPOSIÇÕES CONSIDERANDO OS CONTEXTOS SOBRE AS TRAJETÓRIAS DE VIDA E ACADÊMICA DOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. INFERIMOS QUE OS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE CLASSES POPULARES TÊM DIFICULDADES PARA SE MANTEREM NA UNIVERSIDADE; POR QUESTÕES FINANCEIRAS, DE DESENVOLVER ATIVIDADE DE LABOR PARA A SOBREVIVÊNCIA E ATÉ MESMO POR POSSUIR CAPITAL CULTURAL INSUFICIENTE. APONTAMOS ASSIM, A NECESSIDADE DE SEREM DESENVOLVIDOS PROGRAMAS OU PROJETOS QUE GARANTAM NÃO APENAS O ACESSO DO ESTUDANTE DE CLASSES POPULARES À EDUCAÇÃO SUPERIOR, MAS TAMBÉM A PERMANÊNCIA E O SUCESSO NOS ESTUDOS OS LEVANDO À FORMAÇÃO.
PALAVRAS – CHAVE: ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, EXCLUSÃO EDUCACIONAL.