O PRESENTE ESTUDO ABORDA OS CÍRCULOS DE CULTURA. TEVE COMO OBJETIVO GERAL REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO CÍRCULO DE CULTURA PARA MEDIAR PRÁTICAS EDUCATIVAS PROBLEMATIZADORAS, CRÍTICAS E TRANSFORMADORAS ANCORADAS NA DIALOGICIDADE. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORAM: IDENTIFICAR OS FUNDAMENTOS QUE EMBASAM OS CÍRCULOS DE CULTURA DE MODO A ADOTAR FORMAS DE PROMOVER A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS; COMPREENDER O PAPEL DO COORDENADOR DOS CÍRCULOS DE CULTURA; ANALISAR O CÍRCULO DE CULTURA ENQUANTO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ADEQUANDO SUA UTILIZAÇÃO AO CONTEXTO DOS ALUNOS PARA FORMAÇÃO DE SUJEITOS AUTÔNOMOS E CRÍTICOS. O ESTUDO EM TELA ORIENTOU-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA, E FOI BASEADO EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. OS DADOS FORAM COLETADOS DE ARTIGOS E LIVROS DISPONÍVEIS NA INTERNET. O REFERENCIAL TEÓRICO FOI EMBASADO EM PAULO FREIRE (1963, 1991, 2001, 2003). A DISCUSSÃO PERMITIU VISLUMBRAR O CÍRCULO DE CULTURA COMO UMA POSSÍVEL ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE VALORIZE OS SABERES E A IDENTIDADE DOS ALUNOS E, AO MESMO TEMPO, FAVOREÇA SUA PARTICIPAÇÃO NUM PROCESSO DE PROBLEMATIZAÇÃO DE SUA REALIDADE. A ADOÇÃO DO CÍRCULO DE CULTURA É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE QUE INTENCIONE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS DEMOCRÁTICA, JUSTA E IGUALITÁRI