REFLEXÃO SOBRE A TEORIA/PRÁTICA: O FOCO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR À INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79708 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 374 "inscrito_id" => 2311 "titulo" => "REFLEXÃO SOBRE A TEORIA/PRÁTICA: O FOCO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR À INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS" "resumo" => "DE ACORDO COM A LEI 10.436/2002, PARÁGRAFO ÚNICO, ENTENDE-SE COMO LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS, A FORMA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO, EM QUE O SISTEMA LINGUÍSTICO DE NATUREZA VISUAL-MOTORA, COM ESTRUTURA GRAMATICAL PRÓPRIA, CONSTITUI UM SISTEMA LINGUÍSTICO DE TRANSMISSÃO DE IDEIAS E FATOS, ORIUNDOS DE COMUNIDADES DE PESSOAS SURDAS DO BRASIL. POR ISSO, SE FAZ PERTINENTE A INCLUSÃO DOS SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, RECONHECENDO A NECESSIDADE DE NÃO SOMENTE VALORIZAR AS DIFERENÇAS, MAS GARANTIR A PERMANÊNCIA DO ALUNO SURDO EM NOSSAS ESCOLAS. DIANTE DESSA AFIRMAÇÃO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ENFATIZAR, ATRAVÉS DE RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LIBRAS, NA CIDADE DE BOM SUCESSO – PB, QUE TÃO IMPORTANTE QUANTO UMA PROPOSTA CURRICULAR INCLUSIVA É O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO, MAS, SOBRETUDO, A NECESSIDADE DE SERVIÇOS DE APOIO ESPECIALIZADOS COMO CONTRIBUIÇÃO AO TRABALHO DO PROFESSOR. AS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO ESTÁGIO DO CURSO EM ESPECIALIZAÇÃO DE LIBRAS. NA ANÁLISE DOS DADOS, BUSCAMOS RESPALDO TEÓRICO A PARTIR PRIETO (2006), MANTOAN (2006) BRASIL. LEI Nº 10.436 (2002), PNE (2011-2020), LDB (1996), ENTRE OUTROS, BEM COMO A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (1988). OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMONSTRAM QUE É PRECISO QUEBRAR AS BARREIRAS FÍSICAS, ATITUDINAIS, COMUNICACIONAIS (ESPECIALMENTE NA LIBRAS), CRIAR CIRCUNSTÂNCIAS PARA CONVIVÊNCIA COOPERATIVA, PARTICIPATIVA, CONSTITUINDO IGUALMENTE SUJEITOS DE DIREITOS E DEVERES, NÃO NEGADOS E AO MESMO TEMPO VALIDADOS POR SUAS DIFERENÇAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LIBRAS, INCLUSÃO, FORMAÇÃO ESPECIALIZADA, DIREITOS, DEVERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2311_23072021203456.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDIVÂNIA DE FREITAS OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "LEIDI FREITAS " "autor_email" => "leidi.freitas.lf@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO SÃO JUDAS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79708 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 374 "inscrito_id" => 2311 "titulo" => "REFLEXÃO SOBRE A TEORIA/PRÁTICA: O FOCO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR À INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS" "resumo" => "DE ACORDO COM A LEI 10.436/2002, PARÁGRAFO ÚNICO, ENTENDE-SE COMO LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS, A FORMA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO, EM QUE O SISTEMA LINGUÍSTICO DE NATUREZA VISUAL-MOTORA, COM ESTRUTURA GRAMATICAL PRÓPRIA, CONSTITUI UM SISTEMA LINGUÍSTICO DE TRANSMISSÃO DE IDEIAS E FATOS, ORIUNDOS DE COMUNIDADES DE PESSOAS SURDAS DO BRASIL. POR ISSO, SE FAZ PERTINENTE A INCLUSÃO DOS SURDOS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, RECONHECENDO A NECESSIDADE DE NÃO SOMENTE VALORIZAR AS DIFERENÇAS, MAS GARANTIR A PERMANÊNCIA DO ALUNO SURDO EM NOSSAS ESCOLAS. DIANTE DESSA AFIRMAÇÃO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ENFATIZAR, ATRAVÉS DE RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LIBRAS, NA CIDADE DE BOM SUCESSO – PB, QUE TÃO IMPORTANTE QUANTO UMA PROPOSTA CURRICULAR INCLUSIVA É O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INCLUSÃO DO ALUNO SURDO, MAS, SOBRETUDO, A NECESSIDADE DE SERVIÇOS DE APOIO ESPECIALIZADOS COMO CONTRIBUIÇÃO AO TRABALHO DO PROFESSOR. AS TÉCNICAS UTILIZADAS PARA OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E A PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO ESTÁGIO DO CURSO EM ESPECIALIZAÇÃO DE LIBRAS. NA ANÁLISE DOS DADOS, BUSCAMOS RESPALDO TEÓRICO A PARTIR PRIETO (2006), MANTOAN (2006) BRASIL. LEI Nº 10.436 (2002), PNE (2011-2020), LDB (1996), ENTRE OUTROS, BEM COMO A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (1988). OS RESULTADOS DA PESQUISA DEMONSTRAM QUE É PRECISO QUEBRAR AS BARREIRAS FÍSICAS, ATITUDINAIS, COMUNICACIONAIS (ESPECIALMENTE NA LIBRAS), CRIAR CIRCUNSTÂNCIAS PARA CONVIVÊNCIA COOPERATIVA, PARTICIPATIVA, CONSTITUINDO IGUALMENTE SUJEITOS DE DIREITOS E DEVERES, NÃO NEGADOS E AO MESMO TEMPO VALIDADOS POR SUAS DIFERENÇAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LIBRAS, INCLUSÃO, FORMAÇÃO ESPECIALIZADA, DIREITOS, DEVERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2311_23072021203456.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDIVÂNIA DE FREITAS OLIVEIRA " "autor_nome_curto" => "LEIDI FREITAS " "autor_email" => "leidi.freitas.lf@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO SÃO JUDAS " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }