PROCURAMOS INVESTIGAR ALGUNS IMPACTOS QUE UM PROJETO DE EXTENSÃO VOLTADO PARA A LEITURA DE OBRAS AUTOBIOGRÁFICAS E O DESENVOLVIMENTODAEMPATIAPRODUZIUEMALUNOSDEUMAUNIVERSIDADE PÚBLICA DURANTE O PERÍODO EM QUE ASAULASESTAVAMSENDOMINISTRADASDEFORMAREMOTA.ATRAVÉS DO USO DE UM QUESTIONÁRIO DE AUTORRELATO OS PARTICIPANTES FORAM INQUIRIDOS SOBRE SUAS PRÁTICAS LEITORAS, FREQUÊNCIA E QUANTIDADE DE LIVROS LIDOS, ASSIM COMO SOBRE AS VARIÁVEISQUEAFETAVAMO DESENVOLVIMENTO E MANUTENÇÃO DESTE HÁBITO. OS RESULTADOS APONTAM PARA UM ALTO ÍNDICE DE SOFRIMENTO EMOCIONAL, E FATORES DISTRATORES QUE INTERFEREM NA FREQUÊNCIADELEITURA,ASSIMCOMO UMA BAIXA QUANTIDADE DE OBRAS LITERÁRIAS CONSUMIDAS, NA MÉDIA. ENTRETANTO, A VARIAÇÃO INTER-SUJEITOS É BASTANTE ALTA, O QUE DIFICULTA A GENERALIZAÇÃO DOS RESULTADOS, MOSTRANDO QUE FATORES INDIVIDUAIS SÃO MUITO SIGNIFICATIVOS, MESMO QUANDO CONSIDERAMOS UMA AMOSTRA RELATIVAMENTE HOMOGÊNEA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. O ISOLAMENTO PORSISÓNÃOCONVERTEU-SE EM AUMENTO NA FREQUÊNCIA E QUANTIDADE DE OBRAS LIDAS. ALGUMAS REFLEXÕES A RESPEITO DESTE ACHADO SÃO AVENTADAS E DISCUTIDAS DE FORMA EXPLORATÓRIA.