Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O PROFISSIONAL DOCENTE NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Palavra-chaves: LEGISLAÇÃO, PROFESSORES, EDUCAÇÃO, PANDEMIA, Pôster (PO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PANDEMIA DO COVID-19 AFETOU DIVERSOS SETORES MUNDIALMENTE, INCLUSIVE A EDUCAÇÃO QUE OBSERVOU AS AULAS PRESENCIAIS SE TORNAREM A DISTÂNCIA E COM A REINVENÇÃO DOS PROFESSORES QUE PRECISARAM SE ADAPTAR A ESSES NOVOS MODELOS DE ENSINO. O CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE) AUTORIZOU QUE AS ESCOLAS ADOTASSEM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NÃO PRESENCIAIS CHAMADAS DE AULAS REMOTAS, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O ENSINO SUPERIOR ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DA LEI Nº 14.040, DE 18 DE AGOSTO DE 2020, QUE ESTABELECEU AS NORMAS EDUCACIONAIS EXCEPCIONAIS A SEREM ADOTADAS DURANTE O ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA. ALGUMAS POLÍTICAS PÚBLICAS FORAM CRIADAS, MAS MUITO POUCO SE FALOU EM RELAÇÃO AO DOCENTE QUE TAMBÉM PRECISOU SE ADAPTAR, EM VÁRIAS OCASIÕES, SEM QUALQUER TIPO DE AVISO E AUXÍLIO PRÉVIO. INFELIZMENTE, SABE-SE QUE NINGUÉM ESTAVA PREPARADO PARA VIVER UM MOMENTO PANDÊMICO, ENTRETANTO ERA DE SE PENSAR NAQUELE QUE É O RESPONSÁVEL PELA APLICAÇÃO DESSAS POLÍTICAS. ATÉ HOUVE UM AMPARO PARA COM O DOCENTE, PORÉM SOMENTE NO FINAL DO ANO DE 2020 E, MESMO ASSIM, OS PROFESSORES TIVERAM QUE “SE VIRAR” PARA CONSEGUIR ATENDER TODAS AS DEMANDAS SÓCIO-PEDAGÓGICAS NECESSÁRIAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. SEM A DEVIDA ATENÇÃO, O PROFESSOR FICA EM DÉFICIT O QUE GERA IMPACTO NEGATIVO TAMBÉM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. DESTA MANEIRA, É URGENTE A IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS QUE MELHOREM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES E QUE REGULARIZEM E FISCALIZEM A APLICAÇÃO DAS LEIS JÁ VIGENTES PARA QUE ESSES PROFISSIONAIS NÃO CONTINUEM TÃO DESAMPARADOS.

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