ATUALMENTE TEM SURGIDO INÚMERAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS NA TENTATIVA DE FACILITAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, COMO POR EXEMPLO OS JOGOS LÚDICOS. O JOGO ESTIMULA E CRIA UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM AO ALUNO, DÁ OPORTUNIDADE AO PROFESSOR DE AMPLIAR OS SEUS CONHECIMENTOS, A RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR SE ESTREITA E O CONHECIMENTO É PROPAGADO E MOTIVADO VIA A ATIVIDADE PROPOSTA DO JOGO. ASSIM, O ENSINO FICA DINÂMICO E OS ALUNOS TORNAM-SE ATIVOS, OU MELHOR, PROATIVO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. SABE-SE QUE EXISTE MUITA DIFICULDADE EM ENCONTRAR UMA FORMA DE APRESENTAR A QUÍMICA E SUA COMPLEXIDADE DE MANEIRA AGRADÁVEL E COMPREENSIVA PARA OS OLHARES DAS PESSOAS. CARTAS DE MENDELEEV BUSCA INSERIR A REALIDADE ATUAL DOS JOVENS NO CONSIDERANDO O MUNDO ATUAL QUE VIVEMOS NO QUAL OS GAMES ELETRÔNICOS ESTÃO EM ALTA E, NATURALMENTE, TRAZ UMA ABORDAGEM CIENTÍFICA USANDO MODELOS DE JOGOS QUE POSSAM AJUDAR A CRIAR UM AMBIENTE MAIS PROPÍCIO AO ENSINO E APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS OBTIDOS APONTAM QUE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS É UMA FERRAMENTA BASTANTE ÚTIL DE APRENDIZAGEM, INTERAÇÃO E MOTIVAÇÃO.