Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL E ESCOLA PÚBLICA – UMA CONEXÃO QUE TRANSFORMA: RELATO DE EXPERIÊNCIA ENTRE O INSTITUTO EDUCACIONAL MENINO JESUS E O MUNICIPIO DE VILA FLOR/RN

Palavra-chaves: OSC, EDUCAÇÃO INTEGRAL, IEMJE, VILA FLOR- RN, Pôster (PO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A EDUCAÇÃO INTEGRAL BUSCA AMPLIAR O CONHECIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ATRAVÉS DE DIFERENTES ESTÍMULOS A FIM DE CONTRIBUIR PARA SUA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. NO ENTANTO, A IMPLANTAÇÃO DESSE SISTEMA EDUCACIONAL VEM SOFRENDO DIFICULDADES DESDE 2014 EM DECORRÊNCIA DA META 6 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE) E, PORTANTO, VISANDO IMPULSIONAR O SISTEMA EDUCACIONAL, FIRMARAM-SE COLABORAÇÕES ENTRE ESCOLAS E ORGANIZAÇÕES DE SOCIEDADE CIVIL (OSC). É O CASO DO MUNICÍPIO DE VILA FLOR-RN QUE NO ÚLTIMO IDEB OBTEVE RESULTADOS MUITO BAIXOS. NESSE CONTEXTO, FOI FIRMADA UMA PARCERIA COM O INSTITUTO EDUCACIONAL MENINO JESUS (IEMJE) COM O OBJETIVO DE AUMENTAR ESSES ÍNDICES E PROMOVER UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL DE QUALIDADE. AS ATIVIDADES PROPOSTAS FORAM ATIVIDADES NO CONTRATURNO POR MEIO DE OFICINAS DE REFORÇO ESCOLAR 01, REFORÇO ESCOLAR 02, ATIVIDADES EM ÁREAS ESPECÍFICAS, REFORÇO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO (EDUCAÇÃO INFANTIL), CULTURA, ESPORTE, DANÇA E MÚSICA. AS OFICINAS DE REFORÇO 01 E 02 VISAM FORNECER AULAS COMPLEMENTARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I E II PARA NIVELAMENTO DE CONTEÚDOS QUE ESTÃO EM ATRASO OU COM MAIOR DÉFICIT. A OFICINA DE ATIVIDADES ESPECÍFICAS ENGLOBA ATIVIDADES DE MANUTENÇÃO DO ENSINO A PARTIR DE WORKSHOPS PARA TRABALHAR MELHOR OS GESTORES E PROFESSORES PARA LIDAR COM ESSE RETORNO PRESENCIAL. A OFICINA DE REFORÇO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO COMPLEMENTA AS ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS PARA CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS, AUXILIANDO OS PAIS QUE PRECISAM TRABALHAR. E POR FIM, A OFICINA DE CULTURA, ESPORTE, DANÇA E MÚSICA TENDO SEU MAIOR OBJETIVO INTRODUZIR ATIVIDADES CULTURAIS, INCENTIVANDO ARTE E CULTURA.

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