ESTE ARTIGO É O RESULTADO DE UMA PESQUISA SOBRE A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS E DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE À IMPOSSIBILIDADE DAS AULAS PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19; À IMPLEMENTAÇÃO DO TELETRABALHO NAS ESCOLAS; E DE COMO O ENSINO REMOTO FOI RECEBIDO E PERCEBIDO PELOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO. A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA INCIDE NA AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE OS IMPACTOS DO TELETRABALHO IMPLEMENTADO DE MANEIRA EMERGENCIAL PARA O ENSINO REMOTO, QUE AINDA VIGORA NA MAIOR PARTE DO PAÍS, NO INÍCIO DE 2021. ALÉM DISTO, APRESENTA-SE UMA PESQUISA DESCRITIVA, DE ABORDAGEM QUANTITATIVA, OBTIDOS POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS INDIVIDUAIS COM AMOSTRAGEM NÃO-PROBABILÍSTICA E POR CONVENIÊNCIA DE 247 PROFISSIONAIS DE ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE DIVERSAS CIDADES DO ESTADO DE MINAS GERAIS, PÚBLICAS E PRIVADAS, ENTRE MAIO E JUNHO DE 2020. OS RESULTADOS OBTIDOS APRESENTARAM A DIFERENÇA DE PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DA REDE PÚBLICA PARA A REDE PARTICULAR NO TOCANTE AO SUPORTE DA ESCOLA, PREPARAÇÃO DO DOCENTE, EXPERIÊNCIA COM A MODALIDADE REMOTA, E SEU IMPACTO NA PROFISSÃO. AO MESMO TEMPO EM QUE EVIDENCIOU QUE AMBOS OS GRUPOS TIVERAM RESPOSTA SIMILAR À DIFICULDADE DE DISCIPLINA PESSOAL, HOUVE A EVIDENCIAÇÃO DE UMA MAIOR EXIGÊNCIA NO CONHECIMENTO E PREPARO DO DOCENTE PARA O USO DE FERRAMENTAS DO ENSINO REMOTO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA APONTAM PARA A NECESSIDADE DE ESTUDOS QUE FOQUEM NA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. À PARTIR DOS ACHADOS, SUGEREM-SE ESTUDOS POSTERIORES EM QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO, ESPECIALMENTE COM DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS.