O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS IMPLICAÇÕES DOS PROCESSOS INTERATIVOS E AVALIATIVOS
NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. PARA ISSO, OPTOU-SE POR UMA ABORDAGEM
QUALITATIVA UMA VEZ QUE ESTA ABORDAGEM POSSIBILITA UMA MAIOR INTERAÇÃO PESQUISADORA
PESQUISADA(MINAYO, 2001). DESTA MANEIRA, PLANEJOU-SE AS SEGUINTES ESTRATÉGIAS DE TRABALHO: ESTUDO
BIBLIOGRÁFICO E QUESTIONÁRIO ONLINE, COM QUESTÕES ABERTAS E FECHADAS, APLICADOS A 10(DEZ) ESTUDANTES
MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RECIFE. NOSSOS ACHADOS NOS REVELAM QUE, O
FENÔMENO DE EVASÃO ESCOLAR PODE OCORRER POR DIVERSOS MOTIVOS. SEGUNDO RUMBERGER (2006),
IDENTIFICAR AS CAUSAS DE EVASÃO ESCOLAR É EXTREMAMENTE DIFÍCIL, POIS ESTE FENÔMENO É
INFLUENCIADO POR VÁRIOS FATORES, SEJAM ELES RELACIONADOS AOS ESTUDANTES OU ÀS SUAS FAMÍLIAS,
ESCOLAS E COMUNIDADE.