OS FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA COSTUMAM TRAZER CONTEÚDOS CIENTÍFICOS DENTRO DE UMA NARRATIVA FICTÍCIA, SENDO CRIADOS COM O INTUITO DE ENTRETER. PORÉM, ESSES FILMES COSTUMAM TER MUITA PROXIMIDADE COM CONTEÚDOS CIENTÍFICOS E PODEM SER UTILIZADOS EM SITUAÇÕES PEDAGÓGICAS. ELES PODEM SERVIR COMO MATERIAL DISPARADOR, E ÀS VEZES, EXPERIMENTAL, PARA SIMULAÇÃO DA REALIDADE, VISTO QUE OS PROCESSOS ENVOLVIDOS NOS CONTEÚDOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS SÃO DIFÍCEIS DE SEREM OBSERVADOS EM CONTEXTO ESCOLAR. POR EXEMPLO, O FILME STAR WARS A AMEAÇA FANTASMA FAZ REFERÊNCIA A CONTEÚDOS RELACIONADOS À TEORIA DA ENDOSSIMBIOSE DE ORGANELAS CELULARES. NESTE TRABALHO, USAMOS ESTE FILME COMO DISPARADOR DE QUESTÕES RELACIONADAS A TAL CONTEÚDO NA CRIAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) PARA O ENSINO DA TEORIA DA ENDOSSIMBIOSE, APLICADA A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO; ALÉM DISSO, UM PODCAST FOI CRIADO COMO ETAPA DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DA ORALIDADE, PARA A APRESENTAÇÃO DOS SABERES ADQUIRIDOS COM A SD. EM LEVANTAMENTO INICIAL OS ALUNOS, DE MODO GERAL, MOSTRARAM DESCONHECIMENTO SOBRE AS ORGANELAS ENDOSSIMBIÓTICAS. APÓS A APLICAÇÃO DA SD, OS ESTUDANTES PASSARAM A ENTENDER MELHOR O PROCESSO E A USAR TERMOS MAIS ADEQUADOS EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS ESTUDADOS. O PODCAST FUNCIONOU COMO UMA FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS SABERES E DE DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DOS ESTUDANTES.