A MELHORIA DA SAÚDE PÚBLICA DEPENDE DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE, POIS ESTA DESEMPENHA FUNDAMENTAL PAPEL NO COMBATE À POBREZA, À DESIGUALDADE E À EXCLUSÃO SOCIAL. OS ANIMAIS PEÇONHENTOS ESTÃO PRESENTES EM MEIOS RURAIS E URBANOS E, SÃO OS MAIORES RESPONSÁVEIS POR PROVOCAREM ACIDENTES DOMÉSTICOS. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI DE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COM ÊNFASE NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ANIMAIS PEÇONHENTOS, SEU PAPEL ECOLÓGICO E PAPEL MEDICINAL. O PRESENTE ESTUDO REALIZOU-SE NA ESCOLA PLÍNIO RAMOS COELHO EM DE HUMAITÁ-AM. O PROJETO ENVOLVEU 24 ACADÊMICOS DE GRADUAÇÃO E DA PÓS-GRADUAÇÃO PARA ATENDER UMA DEMANDA DE APROXIMADAMENTE 150 ALUNOS NO TURNO NOTURNO, DISTRIBUÍDOS DO 1º, 2º E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. OS ALUNOS FORAM PARTICIPATIVOS E RESPONSÁVEIS AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DEMONSTRANDO ASSIM INTERESSE EM APRENDER MAIS SOBRE OS ANIMAIS PEÇONHENTOS. ALÉM DISSO, DESPERTOU O SENSO CRÍTICO, UMA VEZ QUE OS ALUNOS PUDERAM ASSOCIAR O MEIO AMBIENTE E A SAÚDE COMO FATORES IMPORTANTES. A APLICABILIDADE DESTE ESTUDO ENVOLVENDO DESTE A MINISTRAÇÃO DE PALESTRAS DOS ACADÊMICOS PELOS ALUNOS ATÉ A EXECUÇÃO DO PROJETO NAS ESCOLAS FOI RELEVANTE, UMA VEZ QUE AS MESMAS ABRAÇARAM ESSA INICIATIVA DE VALORIZAR A TEMÁTICA ZOOLOGIA E EA. COM ISSO, A ESCOLHA DO TEMA DESPERTOU A SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE OS PROBLEMAS DE CARÁTER AMBIENTAL E DE SAÚDE PÚBLICA.