O PRESENTE TRABALHO DISCUTI ALGUMAS QUESTÕES EDUCACIONAIS VOLTADAS PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, BUSCANDO REFLETIR ACERCA DA IMPLANTAÇÃO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS PARA A ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA AS INFORMAÇÕES QUE REPRESENTAM POR MEIO DE RESULTADOS E DE INDICADORES, NOVAS POSSIBILIDADE DE ATUAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A PESQUISA É POR MEIO DE FONTES GOVERNAMENTAIS E BIBLIOGRÁFICA, UMA VEZ QUE, FORNECEM INFORMAÇÕES PARA COMPREENDERMOS A RELEVÂNCIA QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS REPRESENTAM NA ELABORAÇÃO DE AÇÕES E DE PROPOSTAS PARA A EDUCAÇÃO DO PAÍS. TAMBÉM DESTACA A FORTE INFLUÊNCIA QUE ALGUNS PAÍSES INTERNACIONAIS TEM NA CONDUÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, VISTO QUE, AS AVALIAÇÕES SÃO BASEADAS NOS MODELOS JÁ UTILIZADOS POR ESSES PAÍSES, PARA OBTENÇÃO DOS ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. ASSIM, COM O ESTUDO PODEMOS COMPREENDER A IMPORTÂNCIA QUE OS INDICADORES DE APRENDIZAGEM TEM PARA COM A IMPLANTAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRA NA MELHORIA DOS RESULTADOS OBTIDOS PELO SISTEMA DE AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB) E DOS RESULTADOS FORNECIDOS PELOS ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – IDEB, QUE SÃO FONTES PERTINENTES PARA A ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DO ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS, DA ATUAÇÃO DOS GESTORES E DAS PROPOSTAS GOVERNAMENTAIS EDUCACIONAIS.