ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO FAZER UMA APROXIMAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO AO MOVIMENTO ESTUDANTIL MINAS RESISTÊNCIA, SENDO ESTE UM PROJETO DESENVOLVIDO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL (EMEF) 18 DE DEZEMBRO EM ALTANEIRA, CEARÁ. A PESQUISA É CARACTERIZADA COMO UM ESTUDO DE CASO TENDO COMO OBJETO DE ESTUDO O PROJETO REALIZADO NA ESCOLA, PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, PARA APROXIMAÇÃO DO OBJETO PESQUISADO, SERÁ FEITO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM ARTIGOS E LIVROS PARA COMPOR O REFERENCIAL TEÓRICO. A PESQUISA É DIVIDIDA EM TRÊS PARTES PRINCIPAIS: A PRIMEIRA É UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO; A SEGUNDA PARTE FALA SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS E COMO FORAM INSERIDOS NA ESCOLA; E A TERCEIRA PARTE FINALIZA RELATANDO SOBRE O PROJETO MINAS RESISTÊNCIA E COMO ELE PODE SER UM INSTRUMENTO DE ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ESCOLA E QUE IMPACTOS TRARIA PARA ESSE CONTEXTO. CADA TÓPICO VISA RESPONDER A UM OBJETIVO ESPECÍFICO, SENDO ELES CONHECER INSTRUMENTOS DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA, CONTEXTUALIZAR OS MOVIMENTOS ESTUDANTIL E ANALISAR O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA ESCOLA EMEF 18 DE DEZEMBRO.