O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA VIVÊNCIA REALIZADA A PARTIR DE ORIENTAÇÕES RECEBIDAS NO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOMA – PACTO PELA APRENDIZAGEM NA PARAÍBA. OBJETIVANDO FAVORECER A MOTIVAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA DA APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS, QUE DIZIAM NÃO GOSTAR DE MATEMÁTICA E POSSUÍA DESEMPENHO INFERIOR EM RALAÇÃO A OUTRAS DISCIPLINAS, O QUE PARA ALGUNS ERA CONSIDERADA CHATA E CANSATIVA; PENSOU-SE NUMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE CONTRIBUÍSSE PARA TRANSFORMAR AS AULAS DE MATEMÁTICA EM EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM ATIVAS E POTENCIALIZADORAS POR MEIO DE JOGOS TANTO NA ESCOLA QUANTO EM CASA, BUSCANDO ENVOLVER A FAMÍLIA NESTE PERÍODO REMOTO TÃO DESAFIADOR. PARA ISSO, BUSCOU-SE RESPALDO EM DOCUMENTOS ORIENTADORES COMO A BNCC – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, CADERNOS DO PNAIC – PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA, BEM COMO A ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA DO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA DE LILIAN BACICH E JOSÉ MORAN. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS QUALITATIVAMENTE A PARTIR DE TODO O PERCURSO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, O QUE PERMITIU AOS NOSSOS ALUNOS UM NOVO OLHAR MATEMÁTICO. COM ISSO, ESPERAMOS QUE ESTA SEJA UMA ESTRATÉGIA CONTÍNUA E CONSTANTE NO CICLO COMPLEMENTAR DE ESCOLARIZAÇÃO, A SEMENTE FOI PLANTADA, O PONTAPÉ INICIAL FOI DADO, É PRECISO PROSSEGUIR PARA QUE OS ALUNOS CONTINUEM DE FORMA PROGRESSIVA APRENDENDO E APROFUNDANDO SEUS CONHECIMENTOS E NÃO APENAS SENDO MEROS REPETIDORES DE INFORMAÇÕES.