Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, PROTAGONISMO JUVENIL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, , Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79779
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 451
    "inscrito_id" => 1234
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO"
    "resumo" => "A ABORDAGEM DO TEMA BOTÂNICA NAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO TEM, EM SUA MAIOR PARTE, SIDO FEITA DE FORMA DESCONTEXTUALIZADA COM UM RETOQUE APENAS TEÓRICO SOBRE TAL CONTEÚDO. ESTA DESCONTEXTUALIZAÇÃO PROVOCA UM DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS SOBRE O TEMA DA BOTÂNICA. PENSANDO NESTA PROBLEMÁTICA, BUSCAMOS POR MEIO DESTE TRABALHO UMA PROPOSTA, ONDE SEJA CONTEMPLADO A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE FLORAL E SUA RELAÇÃO COM SEUS AGENTES POLINIZADORES. PARA A REALIZAÇÃO DO MESMO, PROPOMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ONDE O ALUNO PODE ASSUMIR O PAPEL DE PROTAGONISTA NA CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA ABORDADO, O QUE CONDIZ COM AS PRESSUPOSIÇÕES DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, PROTAGONISMO JUVENIL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1234_27072021123605.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIVALDO CORREIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ERIVALDO CORREIA"
    "autor_email" => "erivaldoivo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79779
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 451
    "inscrito_id" => 1234
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO"
    "resumo" => "A ABORDAGEM DO TEMA BOTÂNICA NAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO TEM, EM SUA MAIOR PARTE, SIDO FEITA DE FORMA DESCONTEXTUALIZADA COM UM RETOQUE APENAS TEÓRICO SOBRE TAL CONTEÚDO. ESTA DESCONTEXTUALIZAÇÃO PROVOCA UM DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS SOBRE O TEMA DA BOTÂNICA. PENSANDO NESTA PROBLEMÁTICA, BUSCAMOS POR MEIO DESTE TRABALHO UMA PROPOSTA, ONDE SEJA CONTEMPLADO A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE FLORAL E SUA RELAÇÃO COM SEUS AGENTES POLINIZADORES. PARA A REALIZAÇÃO DO MESMO, PROPOMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ONDE O ALUNO PODE ASSUMIR O PAPEL DE PROTAGONISTA NA CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA ABORDADO, O QUE CONDIZ COM AS PRESSUPOSIÇÕES DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, PROTAGONISMO JUVENIL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA116_ID1234_27072021123605.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERIVALDO CORREIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ERIVALDO CORREIA"
    "autor_email" => "erivaldoivo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A ABORDAGEM DO TEMA BOTÂNICA NAS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO TEM, EM SUA MAIOR PARTE, SIDO FEITA DE FORMA DESCONTEXTUALIZADA COM UM RETOQUE APENAS TEÓRICO SOBRE TAL CONTEÚDO. ESTA DESCONTEXTUALIZAÇÃO PROVOCA UM DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS SOBRE O TEMA DA BOTÂNICA. PENSANDO NESTA PROBLEMÁTICA, BUSCAMOS POR MEIO DESTE TRABALHO UMA PROPOSTA, ONDE SEJA CONTEMPLADO A TEMÁTICA DA DIVERSIDADE FLORAL E SUA RELAÇÃO COM SEUS AGENTES POLINIZADORES. PARA A REALIZAÇÃO DO MESMO, PROPOMOS UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ONDE O ALUNO PODE ASSUMIR O PAPEL DE PROTAGONISTA NA CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA ABORDADO, O QUE CONDIZ COM AS PRESSUPOSIÇÕES DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.