O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS CARACTERÍSTICAS DE UM PONTO INTERPRETATIVO EM UMA TRILHA NO CERRADO, LOCALIZADA NO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (CCAA – UFMA), COM A FINALIDADE DE CONTRIBUIR COM O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE BOTÂNICA QUE POSSAM SER REALIZADAS NESTE LOCAL. FOI SELECIONADO COMO PONTO INTERPRETATIVO O LOCAL MAIS ESPAÇOSO DA TRILHA, COM VEGETAÇÃO ARBÓREA DIVERSIFICADA. NO PONTO SELECIONADO FORAM INSTALADAS DUAS PARCELAS MEDINDO 4 X 25 METROS, UMA DE CADA LADO DA TRILHA, PARA COLETA DE MATERIAL BOTÂNICO E IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES ARBÓREAS. TODAS AS ÁRVORES ENCONTRADAS NO INTERIOR DAS PARCELAS FORAM COLETADAS E PRENSADAS PARA CONFECÇÃO DE EXSICATAS QUE SERÃO INCORPORADAS AO ACERVO DO HERBÁRIO CCAA. FORAM IDENTIFICADAS 10 ESPÉCIES, DISTRIBUÍDAS EM SETE FAMÍLIAS, DESTACAM-SE PELO NÚMERO DE PLANTAS A FABACEAE (3). VERIFICOU-SE QUE NO PONTO INTERPRETATIVO ANALISADO ESTÃO PRESENTES DIVERSAS ESPÉCIES TÍPICAS DO BIOMA CERRADO, QUE PODEM SERVIR DE BASE PARA ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA BOTÂNICA COM UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS APROPRIADAS PARA ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO.