AS QUESTÕES DA ALFABETIZAÇÃO TÊM EXIGIDO ESFORÇOS DE MUITOS/AS ESTUDIOSOS/AS E PENSADORES/AS NA TENTATIVA DE DESVENDAR MECANISMOS QUE CONTRIBUAM COM O MELHOR DESEMPENHO PARA ESSA FASE EDUCATIVA. SUA REPERCUSSÃO SE ACENTUA EM TODOS OS GRAUS DE ENSINO DOS EDUCANDOS. PORÉM, AINDA SE NOTA GRANDES ENTRAVES, DEVIDO ÀS CONCEPÇÕES EQUIVOCADAS EM CONDUZIR AS DINÂMICAS DESSA APRENDIZAGEM, COMO TAMBÉM, OS DESACERTOS NAS ESCOLHAS ENTRE MÉTODOS QUE NÃO CONTEMPLAM O QUE EXIGE TOTALMENTE O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. A PARTIR DO EXPOSTO, O OBJETIVO DESTE TEXTO FOI ANALISAR ATRAVÉS DAS NOSSAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, COMO OCORREU A CONTEMPLAÇÃO DO CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS COMPREENDIDOS COMO MÉTODOS, ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO COM A ALFABETIZAÇÃO. PARA ALCANÇAR TAL OBJETIVO, BUSCAMOS AVERIGUAR: AS RELAÇÕES PROFESSORES/AS E ALUNOS/AS; IDENTIFICAR A DINÂMICA DAS AULAS VIRTUAIS E APONTAR AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS TRABALHADAS EM BENEFÍCIO DO DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS. NOSSO EMBASAMENTO TEÓRICO CENTROU-SE COM ÊNFASE NOS ESTUDOS DE SOARES (2004, 2016 E 2020) QUE VERSAM SOBRE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E MÉTODOS, COMPLEMENTADO PELAS CONCEPÇÕES DE MENDONÇA (2015) E MORTATTI (2006). TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO SUBSTANCIADO PELOS RELATOS DAS NOSSAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS PELO PIBID, COM ALUNOS DO PRIMEIRO E SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ NOVAIS, JOÃO PESSOA- PB. NOSSAS EXPERIÊNCIAS DEMONSTRARAM LIMITAÇÕES, IMPACTOS E NOVOS DESAFIOS, ESPECIFICAMENTE DEVIDO CARÊNCIAS AQUISITIVAS DOS EDUCANDOS E FALTA DE BOAS INTERVENÇÕES DIDÁTICAS PEDAGÓGICAS PELAS LIMITAÇÕES DOS PROFESSORES/AS NESSE CONTEXTO PANDÊMICO.