O ARTIGO VERSA SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO EM BIOLOGIA, DURANTE O PERÍODO DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE). O OBJETIVO É COMPREENDER COMO FORAM REALIZADAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS MEDIADAS POR ESSAS TECNOLOGIAS NAS AULAS DE BIOLOGIA DURANTE AS ATIVIDADES SÍNCRONAS NO ERE, NO PERÍODO DE MARÇO A JULHO DE 2021. A METODOLOGIA DO ESTUDO, DE CARÁTER QUALITATIVO E PESQUISA EXPLICATIVA, PROCURA DISCUTIR SOBRE AS REVERBERAÇÕES QUE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PROPORCIONOU PARA A ATIVIDADE DE ENSINO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA E REFLEXIONAR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA MEDIAÇÃO DIDÁTICA REALIZADA PELO GOOGLE MEET COMO FORMA DE AMPLIAR ESPAÇOS COLABORATIVOS PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO ESCOLAR. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA, PELO CARÁTER ESTRUTURAL, OPTOU-SE PELO MÉTODO NETNOGRÁFICO, TENDO COMO DISPOSITIVOS PARA A CONSTRUÇÃO DE INFORMAÇÕES O GOOGLE FORMS E O GRUPO DE DISCUSSÃO. COMO LOCUS, TEM-SE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO INTERIOR DA BAHIA, SENDO OS PARTICIPANTES DA INVESTIGAÇÃO PROFESSORES DO COMPONENTE DISCIPLINAR BIOLOGIA, MINISTRADO NO ENSINO MÉDIO. ESPERA-SE COM ESTE ESTUDO REVELAR CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO SENTIDO DE OPORTUNIZAR UM ESPAÇO REFLEXIVO PARA ESSE SUJEITO SOBRE A PRÓPRIA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA, NO ESPAÇO-TEMPO SÍNCRONO, DURANTE O ERE.