ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ANÁLISE LEGISLAÇÕES QUE TRAZEM EM SEUS TEXTOS PREVISÕES EXPRESSAS SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO TANTO NO CENÁRIO NACIONAL QUANTO NO CENÁRIO INTERNACIONAL, ESTABELECENDO AS NECESSÁRIAS CONEXÕES TEÓRICO-CRÍTICAS SOBRE ESSE DIREITO CONSIDERADO FUNDAMENTAL E SOBRE COMO TEM SE DADO RECENTEMENTE O ACESSO À EDUCAÇÃO NO BRASIL NA ATUAL CONJUNTURA. SÃO APRESENTADOS DOCUMENTOS COM STATUS DE TRATADO COMO A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS, NO PLANO DE PROTEÇÃO GLOBAL E O PROTOCOLO DE SÃO SALVADOR NO PLANO REGIONAL DO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS. NO PLANO INTERNO, TRAZ-SE A PREVISÃO CONSTITUCIONAL DO DIREITO À EDUCAÇÃO, FAZENDO-SE OS DEVIDOS DESTAQUES PARA OS PRINCÍPIOS, DIVISÕES DE COMPETÊNCIAS FEDERATIVAS E O CARÁTER SOCIAL DESSE DIREITO FUNDAMENTAL. POR FIM, SÃO TRAZIDOS NÚMEROS SOBRE EDUCAÇÃO NO BRASIL FORNECIDOS PELO PNAD ENTRE OS ANOS 2018 E 2019, DEMONSTRANDO QUE O ACESSO À EDUCAÇÃO TEM SEXO, COR DE PELE DEFINIDO E É REGIONALIZADO.