Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEDAGOGIA FEMINISTA: REFLEXÕES SOBRE OS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA, FEMINISMO, PEDAGOGIA FEMINISTA, Pôster (PO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DO PROJETO DE PESQUISA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO EM PEDAGOGIA QUE TEM COMO OBJETIVO FAZER UM RESGATE E REFLEXÃO ACERCA DA PEDAGOGIA FEMINISTA INVESTIGANDO QUAIS SÃO AS CONCEPÇÕES FEMINISTAS DE EDUCAÇÃO E DE QUE FORMA ELAS PODEM CONTRIBUIR – DESDE A FORMAÇÃO DOCENTE ATÉ A ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARA A FORMAÇÃO HUMANA BEM COMO ANALISAR QUAL O DISTANCIAMENTO OU APROXIMAÇÃO ENTRE OS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DOCENTE E TAIS CONCEPÇÕES. A PESQUISA, DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO, CONTA COM CONSULTAS À DIVERSOS AUTORES DE REFERÊNCIA NOS TEMAS DE CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE COMO LOURO (2014), SILVA (2005), FREIRE (1987) E OCHOA (2007). A PARTIR DAS LEITURAS E REFLEXÕES INICIAIS, ENTENDENDO A PEDAGOGIA FEMINISTA COMO PARTE DA MATRIZ DA EDUCAÇÃO POPULAR E DENTRO DAS CONCEPÇÕES PROGRESSISTAS DE EDUCAÇÃO, ESTA PEDAGOGIA SE MOSTRA COM UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA A PRÁTICA DE UMA EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A LIBERDADE E PARA A CONSCIENTIZAÇÃO EM TORNO DAS DIVERSIDADES SOCIAIS A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE QUEBRAR COM OS PARADIGMAS NORMATIVOS IMPOSTOS SOCIALMENTE E QUE SE ACABAM POR SEREM REFLETIDOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR E HÁ TEMPOS EXCLUEM PESSOAS.

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