O ENSINO DE QUÍMICA É APONTADO EM VÁRIOS ESTUDOS DA ÁREA COMO FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADÃ DEVIDO OS CONCEITOS CIENTÍFICOS SUSTENTAR A COMPREENSÃO DOS SIGNIFICADOS E APLICABILIDADE DOS MESMOS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO DISSERTA A RESPEITO DE EVIDÊNCIAS DE PRÁTICAS ARGUMENTATIVAS NAS AULAS DE QUÍMICA A PARTIR DA ADAPTAÇÃO DO ENSINO FRENTE AO CONTEXTO DA PANDEMIA. A METODOLOGIA APLICADA A ESSA INVESTIGAÇÃO É O ESTUDO DE CASO DE NATUREZA QUALITATIVA, POIS DESCREVEREMOS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ARGUMENTAÇÃO OBSERVADA EM AULA E SUA OCORRÊNCIA. TIVEMOS COMO OBJETIVO VERIFICAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO DISCURSO ARGUMENTATIVO QUE PROMOVEM A TRADUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NAS AULAS DE QUÍMICA EM PERÍODO DE PANDEMIA. AS AULAS ACOMPANHADAS CORRESPONDEM A UMA TURMA DO 1º ANO DE UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE PASSIRA PERNAMBUCO. FORAM OBSERVADAS QUATRO AULAS NA MODALIDADE SÍNCRONA POR MEIO DO GOOGLE MEET E NO DECORRER CONSTATAMOS QUE O PROFESSOR SE PROPÔS A UTILIZAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE CONTEMPLARAM A ARGUMENTATIVIDADE E ESSE RECURSO CHAMOU A ATENÇÃO DOS ESTUDANTES AO PONTO DE INTERAGIR NA MEDIDA EM QUE ERAM DESAFIADOS A APRESENTAR RESPOSTAS PARA AS DETERMINADAS PERGUNTAS SOBRE O CONTEÚDO DE DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. ASSIM, TESTIFICAMOS QUE NESSE PROCESSO DE COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO IDENTIFICAMOS ALGUMAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS QUE APOIARAM A INTERPRETAÇÃO DO SABER, TAIS COMO A RECAPITULAÇÃO DO CONTEÚDO, FORMULAÇÃO DE PERGUNTAS COM O INCENTIVO A RESPONDER E OUTROS, SOBRE A TEMÁTICA EM PAUTA.