EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PANDEMIA DA COVID-19
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80265 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1032 "inscrito_id" => 1419 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) É UM SERVIÇO QUE TEM POR OBJETIVO AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS QUE APRESENTEM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, ASSIM, É IMPORTANTE REFLETIR COMO ESSA PRÁTICA ESTÁ ACONTECENDO NO CENÁRIO ATUAL DA PANDEMIA E COMO ELE REFLETE NA REALIDADE DAS CRIANÇAS QUE NECESSITAM DESSE APOIO. NESSE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TEM POR INTUITO, ANALISAR QUAL O PAPEL DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DIANTE DO CONTEXTO DA COVID-19, NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS, COM UM RECORTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. ASSIM, TOMAMOS COMO REFERÊNCIA PARA NORTEAR NOSSOS ESTUDOS, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, COMO TAMBÉM A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, OU LBI, ALÉM DE REFLETIMOS COM BASE NAS PESQUISAS DE MANTOAN (2001), (2015) E CARVALHO (2005). COMO PERCURSO METODOLÓGICO, REALIZAMOS UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL PODEMOS PERCEBER QUE ALGUNS PROBLEMÁTICAS ASSOCIADOS A PESQUISA TINHAM BASE HISTÓRICA. ADEMAIS REALIZAMOS UMA REUNIÃO COM AS RESPONSÁVEIS PELO ATENDIMENTO NA CIDADE, PARA AMPLIAR NOSSA PESQUISA E EM SEGUIDA, ENCAMINHAMOS UM FORMULÁRIO PARA AS PROFESSORAS QUE PRESTAVAM O ATENDIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LOGO, IDENTIFICAMOS A EXISTÊNCIA TANTO DE ESPAÇOS COMO DE PROFISSIONAIS QUE BUSCAVAM GARANTIR A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A ESSAS CRIANÇAS. DESSA FORMA, PERCEBEMOS QUE, APESAR DA PANDEMIA, EXISTE UMA MOBILIZAÇÃO PARA GARANTIR A OFERTA DESSE ATENDIMENTO AOS SUJEITOS QUE DELE PRECISAM, BUSCANDO NOVAS FORMAS DE ATENDÊ-LOS, CONSIDERANDO A REALIDADE VIVENCIADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO, AEE, COVID-19, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID1419_31072021181900.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MILENA PONTES" "autor_nome_curto" => "MILENA PONTES" "autor_email" => "pontesmilena97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80265 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1032 "inscrito_id" => 1419 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO: O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) É UM SERVIÇO QUE TEM POR OBJETIVO AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS QUE APRESENTEM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA, ASSIM, É IMPORTANTE REFLETIR COMO ESSA PRÁTICA ESTÁ ACONTECENDO NO CENÁRIO ATUAL DA PANDEMIA E COMO ELE REFLETE NA REALIDADE DAS CRIANÇAS QUE NECESSITAM DESSE APOIO. NESSE SENTIDO O PRESENTE TRABALHO TEM POR INTUITO, ANALISAR QUAL O PAPEL DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DIANTE DO CONTEXTO DA COVID-19, NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS, COM UM RECORTE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. ASSIM, TOMAMOS COMO REFERÊNCIA PARA NORTEAR NOSSOS ESTUDOS, A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988, COMO TAMBÉM A LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, OU LBI, ALÉM DE REFLETIMOS COM BASE NAS PESQUISAS DE MANTOAN (2001), (2015) E CARVALHO (2005). COMO PERCURSO METODOLÓGICO, REALIZAMOS UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, NA QUAL PODEMOS PERCEBER QUE ALGUNS PROBLEMÁTICAS ASSOCIADOS A PESQUISA TINHAM BASE HISTÓRICA. ADEMAIS REALIZAMOS UMA REUNIÃO COM AS RESPONSÁVEIS PELO ATENDIMENTO NA CIDADE, PARA AMPLIAR NOSSA PESQUISA E EM SEGUIDA, ENCAMINHAMOS UM FORMULÁRIO PARA AS PROFESSORAS QUE PRESTAVAM O ATENDIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, LOGO, IDENTIFICAMOS A EXISTÊNCIA TANTO DE ESPAÇOS COMO DE PROFISSIONAIS QUE BUSCAVAM GARANTIR A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A ESSAS CRIANÇAS. DESSA FORMA, PERCEBEMOS QUE, APESAR DA PANDEMIA, EXISTE UMA MOBILIZAÇÃO PARA GARANTIR A OFERTA DESSE ATENDIMENTO AOS SUJEITOS QUE DELE PRECISAM, BUSCANDO NOVAS FORMAS DE ATENDÊ-LOS, CONSIDERANDO A REALIDADE VIVENCIADA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, INCLUSÃO, AEE, COVID-19, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID1419_31072021181900.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MILENA PONTES" "autor_nome_curto" => "MILENA PONTES" "autor_email" => "pontesmilena97@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }