ESTE ARTIGO PRETENDE PROPORCIONAR UMA ANÁLISE SOBRE O MOMENTO EDUCACIONAL ATUAL E UMA VISÃO SOBRE AS ABORDAGENS DO ALFABETIZAR E LETRAR ABRANGIDOS PARA OS MEIOS DIGITAIS EM UM CONTEXTO DE PANDEMIA. FAZENDO UM ALERTA SOBRE A VITAL REFLEXÃO QUE A ESCOLA TERÁ QUE FAZER EM SEUS PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS, EM SUAS METODOLOGIAS, EM SEUS MATERIAIS E FERRAMENTAS ATUALIZANDO-AS PARA QUE SE TORNEM CAPAZES DE ATENDER AS DEMANDAS LEVANTADAS NO ISOLAMENTO DA COVID-19. O ESTUDO FOI REALIZADO DE FORMA EXPLORATÓRIA APOIANDO-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, UTILIZANDO-SE DE LIVROS, MATÉRIAS E SITES DE INFORMAÇÃO SOBRE A ÁREA. COM A ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS NOTAMOS QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS SÃO INSUFICIENTES PARA RESOLVER AS DIFICULDADES QUE SURGIRAM COM AS MODIFICAÇÕES EDUCACIONAIS IMPLEMENTADAS NA PANDEMIA. TORNANDO NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS MEDIDAS QUE PREPAREM OS PROFISSIONAIS. A PEDAGOGIA DEVE SEGUIR A TENDÊNCIA E MODIFICAR SUA POSTURA PARA ACOMPANHAR AS NECESSIDADES SOCIAIS E SER CAPAZ DE APOIAR A CULTURA PARTICIPATIVA SUBSTANCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA DEMOCRACIA, ENVOLVENDO OS ALUNOS NA CULTURA DIGITAL. DESENVOLVENDO ESTRATÉGIAS QUE PREPAREM E ENVOLVAM TANTO OS GOVERNANTES E PROFISSIONAIS QUANTO PAIS E ALUNOS. OS DADOS DISPONÍVEIS AINDA NÃO SÃO O BASTANTE PARA ANÁLISE MAIS APROFUNDADA. SERÁ NECESSÁRIO NOVAS PESQUISAS PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DOS MEIOS TECNOLÓGICOS EDUCACIONAIS E METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS, TORNANDO ESSA, UMA PESQUISA DE BASE PARA O MELHORAMENTO FUTURO QUANDO FOR POSSÍVEL A COLETA DE NOVOS DADOS.