O CORPO ASSUME VÁRIAS FUNÇÕES NA VIDA DO SER HUMANO E NELE ESTÃO CONTIDOS: HISTÓRIA, IDENTIDADE, AFETIVIDADE, AS MARCAS DA SOCIEDADE. COM ISSO, PODEMOS DIZER QUE ELE PODE MANIFESTAR ATRAVÉS DOS GESTOS, VÁRIOS SÍMBOLOS INTERLIGADOS AO AMOR, AO RESPEITO, AOS VALORES CULTURAIS DE UM GRUPO, À COLETIVIDADE E OUTROS. ASSIM, NO CORPO ESTÁ A IDENTIDADE QUE É CONSTRUÍDA ATRAVÉS DAS RELAÇÕES SOCIAIS, DAS EXPERIÊNCIAS E DAS PERCEPÇÕES ADQUIRIDAS NO ESPAÇO QUE O INDIVÍDUO ESTÁ INSERIDO. DESTE MODO, APRESENTAMOS O CONTO “A FOGUEIRA” DE MIA COUTO, ESCRITOR MOÇAMBICANO, QUE APRESENTA NO CORPO DE DOIS VELHOS A IDENTIDADE MOÇAMBICANA E TRAZ COMO TEMÁTICA A MORTE. NO AMBIENTE DO CONTO, ELEMENTOS DA CULTURA DOS VELHOS COMPÕEM O CENÁRIO DA REALIDADE SOCIAL E DESSA MANEIRA APRESENTA AS SUAS IDENTIDADES. ASSIM, QUESTIONAMOS: NO ENSINO FUNDAMENTAL PODEMOS TRABALHAR COM OS CONTOS AFRICANOS? COMO TRABALHAR A IDENTIDADE, O CORPO E A MEMÓRIA DOS VELHOS APONTADOS NO CONTO A “FOGUEIRA”? UTILIZAMOS O CONTO COMO BASE ARA ESSA DISCUSSÃO E APROFUNDAMOS OS ARGUMENTOS TRAZENDO AS IDEIAS DE: TUAN, 2013; HALBWACHS, 2006; SILVA, 2000 E OUTROS. OBJETIVAMOS DISCUTIR SOBRE OS QUESTIONAMENTOS CITADOS, INCLUINDO OS CONCEITOS SOBRE IDENTIDADE, CORPO E MEMÓRIA. COMPREENDEMOS DIANTE DESSE TRABALHO QUE, O CONTO A “FOGUEIRA” APRESENTA CARACTERÍSTICAS QUE PRECISAM SER APRESENTADAS AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MAS PARA ISSO O PROFESSOR PRECISA SE APROPRIAR DESSE E DE OUTROS CONTOS AFRICANOS. CONSIDERAMOS NECESSÁRIO O DEBATE SOBRE A IDENTIDADE, O CORPO E A MEMÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, POIS DESSA MANEIRA OS ALUNOS PODERÃO ENTENDER AS VÁRIAS CULTURAS.