DIANTE DAS INCERTEZAS DO CAMPO EDUCACIONAL NA PANDEMIA DE COVID-19 E DA DIFICULDADE DE INTEGRAR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NAS AÇÕES ESCOLARES, SURGE A NECESSIDADE DE REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIAS QUE INTEGREM O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL E CRIEM PRÁTICAS EDUCACIONAIS SIGNIFICATIVAS PARA ESSE PÚBLICO. A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO DE UM PODCAST VOLTADO PARA A EJA NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA TEREZINHA, LOCALIZADA EM PETROLINA - PE, ESTE ARTIGO ANALISA A POTÊNCIA DE UM PODCAST COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DE NARRATIVAS DESSES ESTUDANTES. PARA TAL, A METODOLOGIA APLICADA PARTIU DE UM VIÉS EXPLORATÓRIO, ONDE O APORTE TEÓRICO BIBLIOGRÁFICO VEM AO ENCONTRO DA EXPERIÊNCIA RELATADA, DESCREVENDO O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E EVIDENCIANDO OS PASSOS NECESSÁRIOS PARA DEFINIR OS TEMAS DOS EPISÓDIOS E SUA CONSTRUÇÃO, DE FORMA QUE ESTEJAM ALINHADOS AOS OBJETIVOS PEDAGÓGICOS E AOS INTERESSES DOS ESTUDANTES. ASSIM, FOI POSSÍVEL CONSTATAR COMO O PODCAST, ENQUANTO FERRAMENTA EDUCACIONAL, PÔDE TRAZER A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO DOS ESTUDANTES E REPERTÓRIOS PESSOAIS EM SUA APRENDIZAGEM, ALÉM DE PROPORCIONAR UM SENSO DE PERTENCIMENTO. DESSA FORMA, CONCLUIU-SE QUE O USO DESSA FERRAMENTA PODE AUXILIAR EM PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO JÁ CONSOLIDADOS, ALÉM DE OFERECER UM ESPAÇO DE ESCUTA QUE DIALOGA COM PRÁTICAS INFORMAIS E EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO ORAL NA APRENDIZAGEM.