O PRESENTE ESTUDO TEM COMO PROPÓSITO PRIMORDIAL ANALISAR AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ANGICAL DO PIAUÍ – PI. PARA TANTO, TRABALHAMOS A PARTIR DE UMA DISCUSSÃO ENTRE OS TEÓRICOS QUE DEFENDEM A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA, FUNDAMENTADOS NOS ESTUDOS DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS PCN’S (1997), GUIA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA PNLD (2015), E AUTORES COMO GOMES (2005) E KATZ (2000). PARA A CONSOLIDAÇÃO DESTE TRABALHO UTILIZOU-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA DE ABORDAGEM QUALITATIVA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ABERTO, COMPOSTO POR 11 (ONZE) QUESTÕES, ONDE TIVEMOS A PARTICIPAÇÃO DE 06 (SEIS) PROFESSORES. PENSADO A PARTIR DA ANÁLISE DESTES DADOS, VERIFICOU-SE OS PROFESSORES ACREDITAM QUE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA DEVE SER INTERPRETADA E APROFUNDADA COM CONCEITOS QUE POSSIBILITEM DE FORMA CLARA A COMPREENSÃO DO SABER MATEMÁTICO E QUE A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO METODOLÓGICO TORNAM AS AULAS MAIS ATRATIVAS E OS ALUNOS EM SUA MAIORIA DESPERTAM O ESPÍRITO DE CURIOSIDADE. DESSA FORMA, ESPERAMOS QUE ESTE TRABALHO CONTRIBUA PARA QUE OUTROS PROFESSORES BUSQUEM MELHORAR SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, TORNANDO O CONHECIMENTO MAIS SATISFATÓRIO.