O PRESENTE ARTIGO TEM O INTUITO DE RELATAR INFORMA??ES A RESPEITO DA TEM?TICA: ?PR?TICAS ESCOLARES NO ENSINO DA MATEM?TICA: DESAFIOS E REFLEX?ES?. A MATEM?TICA ? UMA DISCIPLINA QUE EXIGE TOTAL FOCO PARA QUE HAJA APROVEITAMENTO, SENDO DE CERTA FORMA DESVALORIZADA, COMO TAMB?M O PROFISSIONAL DA ?REA. PARA MELHOR COMPREENS?O DESSA SITUA??O VIVENCIADA PELOS PROFESSORES FOI OBJETIVADO ANALISAR QUAIS OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. COM O INTUITO DE SATISFAZER NOSSO OBJETIVO FORAM ESPECIFICADAS DUAS A??ES: COMPREENDER QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES DOS DOCENTES EM ATUAR NA SUA PROFISS?O; E, ENTENDER SE ELES COMO PROFESSORES SE SENTEM VALORIZADOS DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. COM O INTUITO DE COMPREENDER MELHOR A TEM?TICA, NA VIS?O DOS PROFESSORES, FOI ESCOLHIDA UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, SENDO APLICADO UM QUESTION?RIO COM CINCO PERGUNTAS ABERTAS COM DOIS PROFESSORES DA MATEM?TICA DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE BALSAS-MA. AP?S A CONVERSA TODOS OS DADOS FORAM RECOLHIDOS E COME?OU O PROCESSO DE AN?LISE E ESTUDO, BUSCANDO REFER?NCIAS PARA FUNDAMENTAR-NOS COMO VITTI(1999), SILVA(2005), GRANDO (2000) ALEM DE OUTROS QUE IRAM FACILITAR A COMPREEN??O DA TEM?TICA TRABALHADA A PARTIR DA ENTREVISTA REALIZADA.
PALAVRAS-CHAVE: MATEM?TICA. PR?TICAS ESCOLARES. DESAFIOS E REFLEX?ES.