A CI?NCIA CIDAD? ? O PROCESSO DE PARTICIPA??O P?BLICA NA GERA??O DE CONHECIMENTO CIENT?FICO. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU AVALIAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TEM?TICA DO DESPERD?CIO DE ALIMENTOS. PARA ISSO, FOI APLICADA UMA SEQU?NCIA DID?TICA COM SEIS ETAPAS: 1) REGISTRO, POR ESTUDANTES, DA PESAGEM DOS ALIMENTOS DESCARTADOS NA ESCOLA POR CINCO DIAS; 2) APLICA??O DE QUESTION?RIO PARA VERIFICAR A PERCEP??O INICIAL SOBRE O ASSUNTO, 3) PARTICIPA??O EM AULAS SOBRE: A) DESPERD?CIO DE ALIMENTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS, B) A CULTURA DO CONSUMISMO, C) CADEIAS PRODUTIVAS E DESPERD?CIO, D) ODS?S, E) COMBATE ? FOME E DESPERD?CIO DE ALIMENTOS. 4) REALIZA??O DE C?LCULOS UTILIZANDO-SE OS DADOS COLETADOS, PARA VERIFICAR O QUANTO DE ?GUA PODE SER ECONOMIZADA COM A REDU??O/ELIMINA??O DO DESPERD?CIO. 5) NOVA PESAGEM DOS REJEITOS ALIMENTARES POR CINCO DIAS E 6) APLICA??O DE QUESTION?RIO FINAL PARA VERIFICAR APRENDIZAGEM E MUDAN?AS DE COMPORTAMENTO EMBASADOS PELOS SABERES CONSTRU?DOS. A PESAGEM DE ALIMENTOS INICIAL E FINAL EVIDENCIOU UMA MUDAN?A (REDU??O) EVIDENTE DO DESPERD?CIO DE ALIMENTOS PELOS ESTUDANTES PARTICIPANTES. A AN?LISE DO CONTE?DO DAS RESPOSTAS AOS QUESTION?RIOS EVIDENCIARAM A OCORR?NCIA DE APRENDIZAGEM DOS CONTE?DOS ENSINADOS DURANTE AS ATIVIDADES TE?RICAS E PR?TICAS. A PARTICIPA??O ATIVA, SUBSIDIADA PELA CI?NCIA CIDAD?, FACILITOU A APRENDIZAGEM DE SABERES E ATITUDES, TORNANDO-OS CAPAZES DE INTERFERIR NA REALIDADE DE MANEIRA AUTOCONSCIENTE, EMBASADA CIENTIFICAMENTE E SUSTENT?VEL, CONTRIBUINDO PARA A SA?DE PLANET?RIA POR MEIO DA MINIMIZA??O DO DESPERD?CIO. OS DADOS DO TESTE PILOTO AQUI APRESENTADOS CONTRIBU?RAM PARA A VALIDA??O DE UM PROTOCOLO QUE PODER? SER APLICADO EM OUTROS CONTEXTOS E REALIDADES ESCOLARES BRASILEIRAS.