Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO DESPERDÍCIO À SUSTENTABILIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR POR MEIO DA CIÊNCIA CIDADÃ

Palavra-chaves: CIÊNCIA CIDADÃ, DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS, EDUCAÇÃO ALIMENTAR SUSTENTÁVEL, SAÚDE PLANETÁRIA, Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80289
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1072
    "inscrito_id" => 1423
    "titulo" => "DO DESPERDÍCIO À SUSTENTABILIDADE:  DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR POR MEIO DA CIÊNCIA CIDADÃ"
    "resumo" => "A CI?NCIA CIDAD? ? O PROCESSO DE PARTICIPA??O P?BLICA NA GERA??O DE CONHECIMENTO CIENT?FICO. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU AVALIAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TEM?TICA DO DESPERD?CIO DE ALIMENTOS. PARA ISSO, FOI APLICADA UMA SEQU?NCIA DID?TICA COM SEIS ETAPAS: 1) REGISTRO, POR ESTUDANTES, DA PESAGEM DOS ALIMENTOS DESCARTADOS NA ESCOLA POR CINCO DIAS; 2) APLICA??O DE QUESTION?RIO PARA VERIFICAR A PERCEP??O INICIAL SOBRE O ASSUNTO, 3) PARTICIPA??O EM AULAS SOBRE: A) DESPERD?CIO DE ALIMENTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS, B) A CULTURA DO CONSUMISMO, C) CADEIAS PRODUTIVAS E DESPERD?CIO, D) ODS?S, E) COMBATE ? FOME E DESPERD?CIO DE ALIMENTOS. 4) REALIZA??O DE C?LCULOS UTILIZANDO-SE OS DADOS COLETADOS, PARA VERIFICAR O QUANTO DE ?GUA PODE SER ECONOMIZADA COM A REDU??O/ELIMINA??O DO DESPERD?CIO. 5) NOVA PESAGEM DOS REJEITOS ALIMENTARES POR CINCO DIAS E 6) APLICA??O DE QUESTION?RIO FINAL PARA VERIFICAR APRENDIZAGEM E MUDAN?AS DE COMPORTAMENTO EMBASADOS PELOS SABERES CONSTRU?DOS. A PESAGEM DE ALIMENTOS INICIAL E FINAL EVIDENCIOU UMA MUDAN?A (REDU??O) EVIDENTE DO DESPERD?CIO DE ALIMENTOS PELOS ESTUDANTES PARTICIPANTES. A AN?LISE DO CONTE?DO DAS RESPOSTAS AOS QUESTION?RIOS EVIDENCIARAM A OCORR?NCIA DE APRENDIZAGEM DOS CONTE?DOS ENSINADOS DURANTE AS ATIVIDADES TE?RICAS E PR?TICAS. A PARTICIPA??O ATIVA, SUBSIDIADA PELA CI?NCIA CIDAD?, FACILITOU A APRENDIZAGEM DE SABERES E ATITUDES, TORNANDO-OS CAPAZES DE INTERFERIR NA REALIDADE DE MANEIRA AUTOCONSCIENTE, EMBASADA CIENTIFICAMENTE E SUSTENT?VEL, CONTRIBUINDO PARA A SA?DE PLANET?RIA POR MEIO DA MINIMIZA??O DO DESPERD?CIO. OS DADOS DO TESTE PILOTO AQUI APRESENTADOS CONTRIBU?RAM PARA A VALIDA??O DE UM PROTOCOLO QUE PODER? SER APLICADO EM OUTROS CONTEXTOS E REALIDADES ESCOLARES BRASILEIRAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA CIDADÃ, DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS, EDUCAÇÃO ALIMENTAR SUSTENTÁVEL, SAÚDE PLANETÁRIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID1423_14082021125944.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA ALMEIDA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA ALMEIDA"
    "autor_email" => "jussaraab@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFABC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80289
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1072
    "inscrito_id" => 1423
    "titulo" => "DO DESPERDÍCIO À SUSTENTABILIDADE:  DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR POR MEIO DA CIÊNCIA CIDADÃ"
    "resumo" => "A CI?NCIA CIDAD? ? O PROCESSO DE PARTICIPA??O P?BLICA NA GERA??O DE CONHECIMENTO CIENT?FICO. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU AVALIAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TEM?TICA DO DESPERD?CIO DE ALIMENTOS. PARA ISSO, FOI APLICADA UMA SEQU?NCIA DID?TICA COM SEIS ETAPAS: 1) REGISTRO, POR ESTUDANTES, DA PESAGEM DOS ALIMENTOS DESCARTADOS NA ESCOLA POR CINCO DIAS; 2) APLICA??O DE QUESTION?RIO PARA VERIFICAR A PERCEP??O INICIAL SOBRE O ASSUNTO, 3) PARTICIPA??O EM AULAS SOBRE: A) DESPERD?CIO DE ALIMENTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS, B) A CULTURA DO CONSUMISMO, C) CADEIAS PRODUTIVAS E DESPERD?CIO, D) ODS?S, E) COMBATE ? FOME E DESPERD?CIO DE ALIMENTOS. 4) REALIZA??O DE C?LCULOS UTILIZANDO-SE OS DADOS COLETADOS, PARA VERIFICAR O QUANTO DE ?GUA PODE SER ECONOMIZADA COM A REDU??O/ELIMINA??O DO DESPERD?CIO. 5) NOVA PESAGEM DOS REJEITOS ALIMENTARES POR CINCO DIAS E 6) APLICA??O DE QUESTION?RIO FINAL PARA VERIFICAR APRENDIZAGEM E MUDAN?AS DE COMPORTAMENTO EMBASADOS PELOS SABERES CONSTRU?DOS. A PESAGEM DE ALIMENTOS INICIAL E FINAL EVIDENCIOU UMA MUDAN?A (REDU??O) EVIDENTE DO DESPERD?CIO DE ALIMENTOS PELOS ESTUDANTES PARTICIPANTES. A AN?LISE DO CONTE?DO DAS RESPOSTAS AOS QUESTION?RIOS EVIDENCIARAM A OCORR?NCIA DE APRENDIZAGEM DOS CONTE?DOS ENSINADOS DURANTE AS ATIVIDADES TE?RICAS E PR?TICAS. A PARTICIPA??O ATIVA, SUBSIDIADA PELA CI?NCIA CIDAD?, FACILITOU A APRENDIZAGEM DE SABERES E ATITUDES, TORNANDO-OS CAPAZES DE INTERFERIR NA REALIDADE DE MANEIRA AUTOCONSCIENTE, EMBASADA CIENTIFICAMENTE E SUSTENT?VEL, CONTRIBUINDO PARA A SA?DE PLANET?RIA POR MEIO DA MINIMIZA??O DO DESPERD?CIO. OS DADOS DO TESTE PILOTO AQUI APRESENTADOS CONTRIBU?RAM PARA A VALIDA??O DE UM PROTOCOLO QUE PODER? SER APLICADO EM OUTROS CONTEXTOS E REALIDADES ESCOLARES BRASILEIRAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA CIDADÃ, DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS, EDUCAÇÃO ALIMENTAR SUSTENTÁVEL, SAÚDE PLANETÁRIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA116_ID1423_14082021125944.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA ALMEIDA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA ALMEIDA"
    "autor_email" => "jussaraab@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFABC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A CI?NCIA CIDAD? ? O PROCESSO DE PARTICIPA??O P?BLICA NA GERA??O DE CONHECIMENTO CIENT?FICO. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU AVALIAR A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE 5? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TEM?TICA DO DESPERD?CIO DE ALIMENTOS. PARA ISSO, FOI APLICADA UMA SEQU?NCIA DID?TICA COM SEIS ETAPAS: 1) REGISTRO, POR ESTUDANTES, DA PESAGEM DOS ALIMENTOS DESCARTADOS NA ESCOLA POR CINCO DIAS; 2) APLICA??O DE QUESTION?RIO PARA VERIFICAR A PERCEP??O INICIAL SOBRE O ASSUNTO, 3) PARTICIPA??O EM AULAS SOBRE: A) DESPERD?CIO DE ALIMENTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS, B) A CULTURA DO CONSUMISMO, C) CADEIAS PRODUTIVAS E DESPERD?CIO, D) ODS?S, E) COMBATE ? FOME E DESPERD?CIO DE ALIMENTOS. 4) REALIZA??O DE C?LCULOS UTILIZANDO-SE OS DADOS COLETADOS, PARA VERIFICAR O QUANTO DE ?GUA PODE SER ECONOMIZADA COM A REDU??O/ELIMINA??O DO DESPERD?CIO. 5) NOVA PESAGEM DOS REJEITOS ALIMENTARES POR CINCO DIAS E 6) APLICA??O DE QUESTION?RIO FINAL PARA VERIFICAR APRENDIZAGEM E MUDAN?AS DE COMPORTAMENTO EMBASADOS PELOS SABERES CONSTRU?DOS. A PESAGEM DE ALIMENTOS INICIAL E FINAL EVIDENCIOU UMA MUDAN?A (REDU??O) EVIDENTE DO DESPERD?CIO DE ALIMENTOS PELOS ESTUDANTES PARTICIPANTES. A AN?LISE DO CONTE?DO DAS RESPOSTAS AOS QUESTION?RIOS EVIDENCIARAM A OCORR?NCIA DE APRENDIZAGEM DOS CONTE?DOS ENSINADOS DURANTE AS ATIVIDADES TE?RICAS E PR?TICAS. A PARTICIPA??O ATIVA, SUBSIDIADA PELA CI?NCIA CIDAD?, FACILITOU A APRENDIZAGEM DE SABERES E ATITUDES, TORNANDO-OS CAPAZES DE INTERFERIR NA REALIDADE DE MANEIRA AUTOCONSCIENTE, EMBASADA CIENTIFICAMENTE E SUSTENT?VEL, CONTRIBUINDO PARA A SA?DE PLANET?RIA POR MEIO DA MINIMIZA??O DO DESPERD?CIO. OS DADOS DO TESTE PILOTO AQUI APRESENTADOS CONTRIBU?RAM PARA A VALIDA??O DE UM PROTOCOLO QUE PODER? SER APLICADO EM OUTROS CONTEXTOS E REALIDADES ESCOLARES BRASILEIRAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.