A PESQUISA QUALITATIVA TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL "ANALISAR, NO ANO DE 2019, O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, JUNTAMENTE COM SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES, NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ESTADO DE MATO GROSSO". COMO OBJETO DE ESTUDO VERIFICOU OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA APLICADOS PARA ALCANÇAR A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, NA CONCEPÇÃO DOS SUJEITOS/PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA, E OS MÉTODOS QUE UTILIZARAM PARA VERIFICAR SE ALCANÇARAM OS RESULTADOS PRETENDIDOS. OS CONCEITOS DE HAYDT, HOFFMANN E LUCKESI FUNDAMENTARAM O TRABALHO. A PESQUISA PROPÔS UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE: “QUAIS SÃO OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO PROCESSO UTILIZADO PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA AVALIAR O ESTUDANTE NO QUE TANGE A APRENDIZAGEM NO DIA A DIA EM SALA DE AULA? “. A PESQUISA IDENTIFICOU OS SEGUINTES RESULTADOS: I) À AVALIAÇÃO PODE OCASIONAR EQUÍVOCOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROCESSO DO ESTUDANTE QUANDO TEM FINS QUE ACARRETAM APENAS “NOTA FINAL”; II) À AVALIAÇÃO PODE OCASIONAR EQUÍVOCOS QUANDO NÃO SE REFLETE NO RESTANTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE. III) À AVALIAÇÃO PODE OCASIONAR EQUÍVOCOS QUANDO SE MUDA A FORMA DE AVALIAR E SE VOLTA PARA INFORMAÇÃO.