O PRESENTE ARTIGO CIENT?FICO ? UM DESDOBRAMENTO DAS DISCUSS?ES TE?RICAS DESENVOLVIDAS DURANTE A DISCIPLINA EDUCA??O EM DIREITOS HUMANOS. O TRABALHO VISA COMPREENDER AS PERSPECTIVAS CONTEMPLADAS SOBRE VIOL?NCIA DE G?NERO EM TEXTOS DO G?NERO ARTIGO DE OPINI?O PRODUZIDOS POR ESTUDANTES DA EDUCA??O B?SICA, PAUTANDO OS TIPOS DE ABORDAGEM QUE A TEM?TICA RECEBE, CONSIDERANDO O G?NERO DE QUEM PRODUZ O TEXTO, SEJA UMA MENINA OU UM MENINO. PENSAR SOBRE O IMPACTO DA EDUCA??O NO EMPODERAMENTO FEMININO TENDO COMO INSTRUMENTO O EIXO DE ENSINO DE PRODU??O TEXTUAL DA L?NGUA PORTUGUESA, SENDO ESSE O SEU OBJETIVO. A METODOLOGIA DE PESQUISA EMPREGADA ? A QUALITATIVA. TOMA-SE COMO PROCEDIMENTOS METODOL?GICOS AS PESQUISAS BIBLIOGR?FICAS E DOCUMENTAIS. DURANTE O TRABALHO, S?O TECIDAS AS SEGUINTES REFLEX?ES: O ENTENDIMENTO DE QUE O EIXO DE ENSINO PRODU??O DE TEXTOS EM L?NGUA PORTUGUESA, INSERIDO EM UM PROJETO PEDAG?GICO CIDAD?O, PODE PROMOVER UMA CULTURA DE VALORIZA??O DOS DIREITOS HUMANOS DENTRO E FORA DA ESCOLA; E A EDUCA??O COMO UM MECANISMO DE CONSTRU??O DE UMA SOCIEDADE JUSTA E SEM DISTIN??ES ENTRE MULHERES E HOMENS.