O ARTIGO VEM PARA O MEIO ACAD?MICO COM O OBJETIVO DE PROPOR UMA DISCUSS?O SOBRE A IMPORT?NCIA DA LUDICIDADE NA PR?TICA DOCENTE, NA PERSPECTIVA INOVADORA, TRAZENDO UMA CONCEP??O APRIORISTA DO DOCENTE PARA A FORMA??O DO ALUNO. O L?DICO NOS ?LTIMOS ANOS TEM GANHANDO VALORES SIGNIFICATIVOS NO APRENDIZADO E DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS INFANTIS, TORNANDO-SE FERRAMENTAS NECESS?RIAS NA PR?TICA DO PROFESSOR NO SENTIDO DE INOVAR. DESTA FORMA A BUSCA CONSTANTE POR RECURSOS DID?TICOS E FORMA??O CONTINUADA, COM O INTUITO DE NORTEAR O FAZER PEDAG?GICOS E FAVORECER UM APRENDIZADO DE QUALIDADE AOS ESTUDANTES, NUMA PERSPECTIVA PRAZEROSA E CRIATIVA. A METODOLOGIA L?DICA INSERIDA NA PR?TICA COTIDIANA DO DOCENTE DESENVOLVE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, SENDO NOT?RIO NO DESEMPENHO PSICOMOTOR DA CRIAN?A E EM V?RIAS ?REAS COGNITIVAS. DIANTE DA PR?TICA PEDAG?GICA, OBSERVA-SE A RESIST?NCIA DE ALGUNS DOCENTES, NO SENTIDO DE N?O UTILIZ?-LO EM SALA DE AULA. O L?DICO N?O S? CONTRIBUI COM APRENDIZAGEM, COMO POSSIBILITA A CRIATIVIDADE E A AUTONOMIA DOS DISCENTES, INOVANDO AS PR?XIS EDUCATIVAS. O ARTIGO FOI ELABORADO COM BASE EM REVIS?ES BIBLIOGR?FICAS DE BARBOSA (2016) E VYGOTSKY (2017), PRETENDE COLABORAR PARA UMA REFLEX?O SOBRE A LUDICIDADE NA FORMA??O COGNITIVA NO PROCESSO DO ENSINO APRENDIZAGEM E CONTRIBUIR PARA A INOVA??O DAS PR?TICAS DOS PROFESSORES. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE CUNHO QUALITATIVO E PESQUISAS QUE SE REFEREM AO TEMA EXPOSTO. TEM COMO P?BLICO ALVO PROFESSORES DA EDUCA??O INFANTIL E TODOS QUE TIVEREM INTERESSE PELA TEM?TICA ABORDADA.