O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO A APLICAÇÃO DE UMA OFICINA TEMÁTICA BASEADA NO ESTUDO DO MOVIMENTO FEMINISTA DESDE O SÉCULO XIX ATÉ OS DIAS ATUAIS, UTILIZANDO A SÉRIE ANNE WITH AN ‘E’ COMO MATERIAL DE APOIO. OBJETIVANDO, PORTANTO, COMPREENDER COMO AS OFICINAS TEMÁTICAS SE CONFIGURAM COMO UM INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO DO SABER CIENTÍFICO, PROCURANDO ESTABELECER UMA RELAÇÃO CONTEXTUALIZADA ENTRE OS CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS E OS INTERESSES DO ALUNO. A APLICAÇÃO DA OFICINA SE DEU POR MEIO DE UMA ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA, UTILIZANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS DE DELIZOICOV: A PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, A ORGANIZAÇÃO E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO. A OFICINA FOI REALIZADA NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, LOCALIZADO NA CIDADE DE SÃO CRISTÓVÃO – SE, E FOI EXECUTADA DE MANEIRA REMOTA PELO GOOGLE MEET, POR CONTA DA PANDEMIA DO VÍRUS COVID-19. A APLICAÇÃO DA OFICINA TEMÁTICA FOI REALIZADA COM OS ALUNOS DA TURMA DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO EM DOIS MOMENTOS, COM SUPERVISÃO DO PROFESSOR. DESTE MODO, PÔDE-SE CONSIDERAR QUE OS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM BASTANTE ASSERTIVOS E RELEVANTES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E SOCIAIS. OUTRO FATOR IMPORTANTE FOI A MANEIRA COMO OS ALUNOS RELACIONARAM A QUÍMICA COM QUESTÕES DO SEU COTIDIANO. PORTANTO, FICOU COMPROVADA A EFICÁCIA DA APLICAÇÃO DA OFICINA TEMÁTICA COMO MATERIAL NORTEADOR PARA ENSINO DE QUÍMICA, BEM COMO, PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO COMO CIDADÃO PROTAGONISTA.